Pernambuco

Acesso à leitura

Bibliotecas como direito à leitura e espaço de liberdade

Falta de incentivo às bibliotecas públicas prejudica acesso da maioria da população

Recife |
A biblioteca é um espaço de liberdade
A biblioteca é um espaço de liberdade - Brasil de Fato PE

O número de bibliotecas públicas caiu em Pernambuco entre os anos de 2012 e 2014. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado contava com 176 bibliotecas em 2014. Caminho diferente do que aconteceu no Brasil, onde no mesmo período aumentou o número de bibliotecas em todo o País. Entre os anos de 2010 e 2015, o governo federal aumentou os investimentos nas bibliotecas públicas. No entanto, isso exigia uma contrapartida de municípios e estados, que, no geral, não eram realizados. Com isso, muitos investimentos federais não chegaram às bibliotecas. Como pode um equipamento cultural tão importante não ser prioridade para o poder público? “A biblioteca é um espaço de liberdade, a meu ver, pois nela você vê o texto livremente. É um espaço que dá sustentação da gente criar”, acredita Cida Fernandes, integrante da equipe de direito à leitura do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e conselheira setorial de literatura do Conselho Nacional de Política Cultural.
Caruaru, no Agreste de Pernambuco, conta com duas bibliotecas públicas municipais. No entanto, a população acaba não usufruindo tanto dos espaços, que são poucos para uma cidade com pouco mais de 300 mil habitantes, pois não existe uma política de divulgação e de incentivo ao seu uso. Esse é um dos motivos que faz a estudante Jéssica Roberta Souza acreditar que a biblioteca Aleixo Leite, no bairro Maria Auxiliadora, seja pouquíssimo frequentada. “Poucas pessoas, até que moram perto, sabem que ali existe uma biblioteca”, explica. A estudante utiliza a biblioteca diariamente e reforça que mais bibliotecas deveriam estar espalhadas pela cidade. “Principalmente nos bairros mais distantes do centro para atingir o maior número de pessoas. Vejo muita gente estudar nos refeitórios dos shoppings centers pela superlotação da biblioteca que tem perto do centro da cidade. Falta estrutura para receber estudantes e leitores”, afirma.
É o que também acredita a professora de línguas Ruth Steuerwald, que usa a biblioteca mais central em Caruaru para seus estudos. “É difícil ter um lugar acessível e público para o estudo”, afirma. Ruth acredita que a própria estrutura poderia ser mais organizada, com espaço para oferecer um ambiente mais tranquilo e confortável a quem se utiliza dele, mas que o que já existe é bem importante e deveria ser mais divulgado. “Biblioteca é também um pouco da extensão da educação pública e para o incentivo à leitura em geral”, acredita a professora.
Caruaru, Recife e Olinda são municípios em Pernambuco que implementaram a Política Municipal do Livro, o que garante orçamento público para o setor, mas não houve avanço em outros municípios, o que fez a sociedade civil buscar avanços em nível estadual. “Hoje, conseguimos o compromisso das secretarias de cultura e de educação de Pernambuco com a sociedade civil para formular um plano estadual de investimento desse setor para os próximos 10 anos”, explica Cida. Para isso, já foram realizadas escutas e os próximos passos são a construção do texto-base, a realização de consulta pública e seguir para o legislativo.
Bibliotecas comunitárias - O cenário encontrado em muitas bibliotecas públicas pelo estado é de acervos sem cuidado ou defasados. E é nesse contexto que as bibliotecas comunitárias têm importante papel no acesso à leitura, literatura e ao livro. “Existe um movimento nacional de incentivo a bibliotecas em cada bairro e elas surgem por causa do vazio do Estado. Se não existissem as bibliotecas comunitárias, muitas pessoas não teriam para onde ir”, explica Cida. Hoje a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias reúne cerca de 80 bibliotecas. Rede que cresce a cada dia e que tem feito a incidência na política pública, acompanhando e protagonizando a construção de planos municipais e estaduais de livro, leitura, literatura e biblioteca. Em Pernambuco, a Releitura, a rede estadual, reúne nove bibliotecas comunitárias.

Edição: ---