ESPORTES

Academias públicas mudam a rotina em Serra Talhada

Nove polos oferecem diariamente aulas gratuitas de dança e aeróbica.

Recife (PE) |
Centenas de pessoas frequentam as atividades diariamente.
Centenas de pessoas frequentam as atividades diariamente. - Divulgação.

Início da noite no semiárido pernambucano. E as praças da cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, estão cheias. A população se apropriou do espaço público para praticar esportes e dançar. Diariamente cerca de 600 pessoas passam pelos 9 polos de prática de exercício físico, que oferecem aulas gratuitas de dança, ginástica, aeróbica, circuito e musculação. A soma de programas de esportes e saúde dos governos municipal, estadual e federal tem mudado a rotina da cidade.

Continua após publicidade

Uma das serratalhadenses que teve sua rotina transformada pelos exercícios físicos é Edlayne Silva. Aos 32 anos ela faz aulas de dança e aeróbica na Academia da Cidade do bairro IPSEP, no fim da tarde, pouco antes de atender os clientes na lanchonete em que trabalha. “Comecei há dois anos. Estava sem tempo para fazer musculação e minha cunhada me convidou para fazer caminhada. Vimos as aulas de dança e aeróbica e decidimos praticar. Foi uma boa escolha, que mudou o meu dia a dia – principalmente o peso”, recorda. Além das aulas, Edlayne faz caminhada e corrida noutra praça, mais calma, às 5h da manhã.

Em Serra Talhada existem duas praças construídas pelo programa estadual Academia da Cidade e mais uma pelo programa federal Academia da Saúde. Além desses locais, a gestão municipal criou o programa Academia para Todos, que utiliza espaços públicos já existentes, como praças e quadras poliesportivas, para oferecer aulas como as das academias da cidade e da saúde. No total são 9 polos com atividades diárias em dois horários: no início da manhã e no fim da tarde ou início da noite. Onze profissionais de Educação Física contratados pela Secretaria de Esporte e Lazer circulam pelos polos realizando as aulas e dois recreadores circulam pelas academias ao longo da semana para ficarem com as crianças enquanto suas mães e pais participam das aulas. Em algumas praças há equipamento de musculação.

O secretário de Esporte e Lazer de Serra Talhada, Vinícius Feitosa, comemora o sucesso do programa na cidade. “Temos percebido a satisfação da população, que está cada vez menos sedentária. O exercício físico dá ânimo para o cotidiano e isso tem melhorado a qualidade de vida da população”, pontua. Ele destaca ainda a parceria com a Secretaria de Saúde, que mensalmente passa pelos polos oferecendo exames de rotina, como aferição de pressão. Uma nova Academia da Saúde está sendo construída com recursos federais e municipais no bairro de São Cristóvão. A inauguração está prevista para o início de 2017. 

Edição: ---