Paraná

Saúde

Estoque de leite materno do HC de Curitiba está em baixa

Para ajudar, as doadoras não precisam nem sair de casa

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Um litro doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia
Um litro doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia - Ascom/Prefeitura de Votuporanga

O estoque do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital de Clínicas (HC) da UFPR, em Curitiba, está com apenas 30% de sua capacidade. Para suprir a demanda de todas as crianças prematuras internadas este mês, faltam cerca de 180 litros.

Estão aptas a doar leite materno todas as mulheres não fumantes, que realizaram o pré-natal e estejam com as vacinas em dia, e que não tomaram medicamentos contra-indiciados no período da amamentação.

O BLH funciona na Maternidade do HC, no bairro Alto da Glória. O Hospital possui um serviço de captação de leite a domicílio em Curitiba, Pinhais e Colombo. Para as moradoras de São José dos Pinhais, a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF) é responsável por recolher o leite na casa das doadoras.

Esse modelo de captação é referência internacional e, desde 2005, o Brasil exporta técnicas de baixo custo para instalar bancos de leite humano em 25 países da América Latina, da África e da Europa.

Benefícios

Um litro doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia.

Mulheres doadoras não correm o risco de ficar sem leite. A produção das glândulas mamárias depende do esvaziamento da mamo, por isso, quanto mais ela é estimulada – seja para doação ou amamentação –, mais leite produz.

Como doar

Cerca de 30% do leite humano doado no Brasil são perdidos no processo de captação, entre a coleta e o recebimento pelo recém-nascido.

O Ministério da Saúde recomenda que a doação seja feita em um frasco de vidro de boca larga com tampa de plástico, como as embalagens de café solúvel. As doadoras devem anotar na tampa a data e o horário da primeira coleta, e imediatamente guardar o frasco fechado no congelador.

O leite humano extraído para doação deve ficar no congelador da geladeira por até dez dias.

O Banco de Leite Humano do HC funciona na rua General Carneiro, 181, no bairro Alto da Glória. Telefone para contato: (41) 3360-1867.

Para as doadoras de São José dos Pinhais, o centro de lactação da APMIF atende pelos telefones (41) 3058-1978 e (41) 3058-1979.

Edição: Daniel Giovanaz