Rio de Janeiro

LIBERTADORES

Papo Esportivo | Flamengo pede que torcedores 'peguem leve' em jogo da Libertadores

Existem torcedores e “torcedores”. Quem viu as cenas de selvageria no entorno do Maracanã sabe.

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Após incidentes violentos, torcida não poderá acompanhar time no Engenhão em duas partidas da Libertadores
Após incidentes violentos, torcida não poderá acompanhar time no Engenhão em duas partidas da Libertadores - Gilvan de Souza / Flamengo

Acredito que quase toda a torcida do Flamengo deve estar bem empolgada com a proximidade da estreia da equipe na Libertadores. A partida conta o River Plate está marcada para a próxima quarta-feira (28) no Engenhão. Só que a diretoria do clube soltou uma nota nesta semana com alguns “pedidos” para os torcedores.

Aqui vão alguns trechos:

"Por conta do comportamento irresponsável de alguns indivíduos na final da Copa Sul-Americana no ano passado, o Flamengo foi punido pela Conmebol e será obrigado a atuar com portões fechados em duas partidas da Taça Libertadores da América este ano, a começar pelo jogo contra o River Plate, dia 28 de fevereiro, no estádio Nilton Santos. (…) Portanto, o Flamengo vem a público pedir a conscientização de seus torcedores para que não se direcionem ao Estádio Nilton Santos e não se aglomerem no entorno do mesmo. Solicita também que não sejam promovidas manifestações em frente ao hotel em que a delegação do River Plate estará hospedada".

A nota também pede ajuda às autoridades competentes para o policiamento nas imediações do Engenhão e no translado das delegações. Bom, de qualquer maneira, essa é a primeira vez que eu vejo um clube pedir para seus torcedores “peguem leve”. E também não é pra menos.

Quem viu as cenas de selvageria no entorno do Maracanã sabe exatamente do que eu estou falando. Crianças assustadas, famílias procurando abrigo e muita gente tentando se esconder de todo o caos daquela fatídica quarta-feira. Não vejo nenhum absurdo nesse pedido. Mas os clubes não podem ficar apenas nisso. É preciso cumprir o que está na legislação. O que falta para finalmente se criar um sistema de venda de ingressos que acabe com a farra dos cambistas e identificar cada torcedor que vai ao estádio? É o mínimo.

Está muito claro que existem torcedores e “torcedores”. Mas enquanto ficarmos nessa de brigas e cenas lamentáveis, o nosso futebol jamais irá caminhar como deve caminhar.

E pra não dizer que não falei de campo e bola, o esquema de Carpegiani para o Flamengo une força ofensiva com bom toque de bola. Mesmo assim, ainda falta aquela vitória convincente contra uma equipe mais forte. Ainda mais com a Libertadores batendo à porta.

VASCO DA GAMA
A classificação do Vasco para a fase de grupos da Libertadores se transformou num drama de proporções épicas. Só mesmo Martín Silva para salvar a nau cruzmaltina de um naufrágio que seria vergonhoso.

BOTAFOGO
Alberto Valentim é bom técnico, fez um bom trabalho no Palmeiras e pode dar muitas alegrias à torcida do Botafogo. Mas é preciso ter paciência e deixar o novo treinador à vontade para trabalhar. E, é claro, reforçar o elenco.

FLUMINENSE
Abel Braga segue tirando leite de pedra do elenco tricolor. Além disso, o esquema com três zagueiros pode dar liga. Prova disso são os últimos resultados do Fluminense na temporada. Mas ainda é preciso melhorar.


Grande abraço e até a próxima!
 

Edição: Mariana Pitasse