Rio de Janeiro

GASTRONOMIA

Clientes pagam o quanto podem em cafeteria no Centro do Rio de Janeiro

Cafeteria carioca adota a contribuição consciente para atrair novos fregueses

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Com uma variedade de serviços o espaço Curto Café conquistou os cariocas
Com uma variedade de serviços o espaço Curto Café conquistou os cariocas - (Foto: Rômulo Queiroz)

O bom e velho café é o xodó dos brasileiros há anos. Sempre há o momento do cafezinho, seja numa pausa durante o trabalho, após o almoço ou no fim de tarde para reunir os amigos e relaxar.   

E foi pensando justamente em promover o encontro e a prosa a partir destes grãos que surgiu o Curto Café. Um espaço agradável no centro do Rio de Janeiro que não é uma cafeteria como qualquer outra. O imperativo lá é a confiança. Os próprios clientes pagam o quanto podem e consideram justo pelo café expresso e cappuccino. O café coado, pode ser experimentado de graça. Gabriel Magalhães é um dos sócios da iniciativa que já tem seis anos. Ele explica o diferencial da cafeteria. 

 “A questão da contribuição consciente basicamente é a gente tenta abrir mais caminhos para que as trocas, as relações e o consumo aconteça. Como eu facilito isso acontecer? A questão de ter preço acessível, facilita acontecer. A pessoa poder decidir o valor a pagar, ou poder pagar um pouco a menos, um pouco a mais, também é mais uma forma  de você ter caminhos múltiplos para relacionamento”, afirma Magalhães. 

A cafeteria conta também com a venda de produtos artesanais fabricados lá mesmo ou por parceiros, como pães, cervejas e até mesmo pacotes das matérias-primas usadas nos produtos servidos no espaço, os pós de café especiais e a farinha com a qual é feita o pão. É comum passar por lá e degustar uma fatia de pão quente, feito na padaria experimental também criada por eles, com a manteiga vendida lá mesmo. Ou um pedaço de queijo mineiro, um pão de queijo, um bolo, uma geleia. Com a experimentação livre, na base da confiança, o espaço conquista mais clientes, que quase sempre acabam comprando alguns dos produtos.  

 “Somos uma cafeteria diferente. As outras vão muito pelo lado da beleza, da arte e a gente pelo resultado, tentamos fazer cafés cada vez melhores, que o espaço seja mais interativo, que as pessoas consigam, criar e se relacionar”, destaca Gabriel 

Ficou a fim de saborear e conhecer mais desta iniciativa carioca? O Curto Café está localizado na Avenida. Erasmo Braga 278, sobreloja, quiosque 47, no Terminal Menezes Cortes, no Centro do Rio. Para saber mais sobre as delícias da cafeteria, acesse o facobook.com/curtocafe.  

 

Edição: Raquel Junia