Pernambuco

RECIFE

São João: Linha gratuita de BRT fará trajeto Marco Zero - Sítio Trindade 

Sempre às 18h, linha especial funcionará em 7 dias entre este sábado (16) e o dia 30. Confira calendário

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Para dar clima junino, veículo é decorado. Inscrições devem ser feitas pela internet no dia anterior
Para dar clima junino, veículo é decorado. Inscrições devem ser feitas pela internet no dia anterior - Fotos: Francisco Andrade/Secretaria de Turismo de Pernambuco

Durante este mês de junho os recifenses da zona sul e centro do Recife terão uma opção mais acessível para irem ao Sítio Trindade, tradicional polo de São João na zona norte da cidade. Batizado de BRT Cais do Sertão, a linha de ônibus gratuita sai às 18h do Museu Cais do Sertão, próximo ao Marco Zero, Recife Antigo, e vai até o principal polo de shows da temporada junina na capital pernambucana.

Mas atenção: é apenas um ônibus e fazendo viagem. O trajeto é expresso, sem paradas.  A princípio será uma única viagem por noite, saindo as 18h e retornando por volta das 21h. O transporte é gratuito, mas as inscrições precisam ser feitas no dia anterior, através do site www.olharecife.com.br/. Se as inscrições forem muitas, o BRT Cais do Sertão pode fazer duas viagens por noite.

O trajeto especial foi lançado nesta quinta-feira (14) e volta a funcionar nesse sábado (16). O BRT Cais do Sertão não funcionará nos domingos e segundas-feiras. Na quarta-feira (20) e quinta-feira da semana seguinte (28) o trajeto será acompanhado por guias turísticos do programa “Olha! Recife”, que poderão apresentar a história do Sítio Trindade. O “Olha! Recife” é um programa da Secretaria de Turismo do Recife.

Para dar clima junino durante o trajeto, o veículo é adesivado e decorado nas partes interna e externa seguindo a identidade visual do Cais do Sertão. Foram destacados elementos da cultura popular sertaneja, como arupembas (peneiras de palha), chita e alfabeto heráldico (Armorial).  A intenção do BRT Cais do Sertão é aproveitar o período junino para divulgar o museu, que traz elementos da vida, história e cultura sertanejas. O Cais do Sertão funciona das 9h às 17h, mas estará aberto até as 20h nos dias da linha especial do BRT. O ingresso custa R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada), com entrada gratuita para todos nas terças-feiras.

A ação é da Secretaria de Turismo do Governo de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura do Recife, Secretaria das Cidades e com a empresa MobiBrasil. “É uma oportunidade para moradores e turistas conhecerem nossa cidade e cultura de maneira diferente e chegar com muita animação até o nosso polo principal, que é o Sítio da Trindade”, comentou Ana Paula Vilaça, Secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. 

Confira os dias com saída do BRT Cais do Sertão, sempre às 18h:

Dia 16, Sábado | roteiro Cais-Sítio Trindade;
Dia 19, Terça-feira | roteiro Cais-Sítio Trindade; 
Dia 20, Quarta-feira | Olha!Recife + roteiro Cais-Sítio Trindade; 
Dia 23, Sábado | roteiro Cais-Sítio Trindade; 
Dia 26, Terça-feira | roteiro Cais-Sítio Trindade;
Dia 28, Quinta-feira | Olha!Recife + roteiro Cais-Sítio Trindade; 
Dia 30, Sábado | roteiro Cais-Sítio Trindade.

Edição: Vinícius Sobreira