Pernambuco

ELEIÇÕES

Em campanha para o Senado, Silvio Costa declara apoio a Marília Arraes

Ainda sem definição sobre a candidatura, Marília segue o calendário de pré-campanha no estado

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Declaração de apoio foi dada em coletiva com a participação da vice-presidenta do PT, Teresa Leitão
Declaração de apoio foi dada em coletiva com a participação da vice-presidenta do PT, Teresa Leitão - Iyalê Tahyrine

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal Silvio Costa (Avante) realizou entrevista coletiva ao lado da vereadora do Recife e pré-candidata ao governo de Pernambuco Marília Arraes (PT). No ato, o deputado e pré-candidato a Senado Federal declarou apoio ao nome de Marília para o Governo de Pernambuco.  A vereadora declarou que a unidade das forças populares é importante neste momento. “Nós prezamos pela unidade do campo progressista, mas ela tem que vir pela coerência. E nesse momento é muito importante para o Partido dos Trabalhadores receber o apoio do pré-candidato ao Senado Silvio Costa. A base que nos apoia quer Silvio Costa senador conosco”.

Natural de Rio Formoso, na zona da mata sul do estado, Silvio Costa já foi vereador do Recife e deputado estadual (ambos pelo PMN). Desde 2009 é deputado federal, tendo passado pelo PTB, PSC, PTdoB e, desde 2017, no Avante. Está em seu terceiro mandato federal. Em 2016 foi um dos seis parlamentares pernambucanos que votaram contra o Impeachment que depôs a presidenta Dilma Rousseff (PT), mas em outubro do mesmo ano foi favorável a PEC do Teto dos Gastos, que congelou por 20 anos os investimentos em saúde, educação e outras áreas. Já em 2017, foi um dos parlamentares contrários á proposta da reforma trabalhista, encabeçada pelo governo Temer e sancionada em julho do mesmo ano. "É um privilégio receber o convite desta mulher jovem brasileira que aos 36 anos já faz parte da história política de Pernambuco. É um grande privilégio ser pré-candidato na chapa da neta de Dr. Miguel Arraes de Alencar. Eu tenho um sonho de ver Pernambuco sendo governado por uma mulher”.

Presente no ato, o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Jaime Amorim apoia a decisão. “O que foi dito hoje é: a candidatura de Marília é uma candidatura real, tem possibilidade de crescer, tem possibilidade de incorporar e construir um leque de aliança forte e com capacidade de disputa.”. Além disso, a vice-presidenta do PT em Pernambuco, Teresa Leitão, reforçou a importância da política de alianças no período, especialmente com setores progressistas. "E hoje derrubamos o argumento de que o PT está isolado. O anúncio do apoio do deputado federal Silvio Costa não é só o apoio de um deputado, que é importante, mas é também o apoio de um partido que tem chapa, que tem presença política no estado, que foi um defensor da presidenta Dilma".

Marília Arraes vem desde 2017 construindo sua pré-candidatura ao governo do estado. Com lançamentos locais de pré-candidatura, a atual vereadora do Recife percorre o estado buscando apoio de filiados e de outros partidos. Na última pesquisa encomendada pelo Partido dos Trabalhadores ao Instituto Vox Populi, sobre a preferência do eleitorado na eleição para o Governo de Pernambuco, Marília e Armando Monteiro (PTB) estão empatados com 15% dos votos cada. Em terceiro lugar aparece o atual governador Paulo Câmara (PSB), com 12% das intenções de voto. Ainda não há uma definição do PT em torno da candidatura própria, tendo em vista a possibilidade de coligação com o atual governo do PSB. A decisão, que seria anunciada no último dia 10 de junho, foi adiada para o fim de julho.

Edição: Monyse Ravenna