Pernambuco

QUAL É O BAIRRO?

Bairro também é sentimento de pertença

“Qual é o bairro?” é a coluna que inicia e segue pelo tempo que formos contando histórias coletivas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Você sabe como surgiu o seu bairro, a sua comunidade, ou porque eles têm o nome que lhes foi dado?
Você sabe como surgiu o seu bairro, a sua comunidade, ou porque eles têm o nome que lhes foi dado? - PH Reinauix

Bairro é uma unidade administrativa das cidades, uma forma de organização delas. Mas, bairro também é sentimento de pertença, uma lembrança afetiva, muitas vezes é o primeiro lugar que as pessoas têm como referência de território, de lugar de onde se vem. É também vivência coletiva, com os vizinhos e vizinhas, que se tornam amigos de uma vida inteira.
E neste espaço do Brasil de Fato Pernambuco, que já abrigou histórias de outros lugares importantes das cidades, como museus e mercados, assim como contou a história de muitos lutadores e lutadoras do povo, vamos abrir espaço para contar a história de muitas localidades das cidades do estado, sejam elas bairros constituídos ou comunidades que integram áreas maiores.
“Qual é o bairro?” é a coluna que inicia e segue pelo tempo que formos contando histórias coletivas. Você sabe como surgiu o seu bairro, a sua comunidade, ou porque eles têm o nome que lhes foi dado? Aqui abriremos esse espaço. E se você quer ver ou saber a história do seu bairro, do seu lugar, aproveita e sugere ou conta para a nossa equipe. Será um prazer contar essa história, que com certeza virá relacionada a muitas lutas e resistências e com a beleza que faz parte do povo e das cidades.

Edição: Monyse Ravenna