Pernambuco

Reconhecimento

Museu da Parteira recebe premiação de preservação do patrimônio cultural amanhã

Entrega da premiação acontece na sexta-feira (17) às 9h, no Teatro Santa Isabel, em Recife

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A proposta resgata e dá visibilidade a histórias de mulheres que ajudaram a construir uma tradição ainda pouco estudada
A proposta resgata e dá visibilidade a histórias de mulheres que ajudaram a construir uma tradição ainda pouco estudada - Divulgação

O Museu da Parteira recebe nesta sexta-feira (17), a partir das 9h, o 3º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural, na categoria Acervo Documental e Memória. O museu é uma proposta de documentação, valorização e salvaguarda dos saberes e práticas das parteiras tradicionais. 
Desde 2012, as Associações de Parteiras Tradicionais de Jaboatão dos Guararapes e de Caruaru, o Grupo Curumim, o Grupo de Pesquisa Narrativas do Nascer (DAM/UFPE) e o Instituto Nômades, em conjunto com profissionais de diversas áreas, têm desenvolvido ações de valorização do ofício de parteira, compondo em processo o Museu da Parteira.
A proposta resgata e dá visibilidade a histórias de mulheres que exerceram e exercem o ofício do partejar e que ajudaram a construir uma tradição ainda pouco estudada. Entre as ações desenvolvidas pelo museu, destacam-se a produção de material bibliográfico, fotográfico, audiovisual e expográfico apresentados em diferentes eventos. O Museu, desejado pelas próprias parteiras, é um projeto em construção com elas mesmas que são detentoras de bens culturais, e nasceu e cresce como proposta de um centro de referência sobre esse universo.

Edição: Marcos Barbosa