Pernambuco

QUAL É O BAIRRO?

Brasília Teimosa tem no seu nome a palavra que define a resistência dos moradores

Bairro da zona sul tem 70 anos de história

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O bairro ecebe esse nome porque o período de ocupação aconteceu simultaneamente à projeção da cidade de Brasília
O bairro ecebe esse nome porque o período de ocupação aconteceu simultaneamente à projeção da cidade de Brasília - Foto: Vinícius Sobreira

Brasília Teimosa é um bairro da Zona Sul do Recife, com uma história de 70 anos, marcada pela organização popular. Surgiu a partir da ocupação da área anteriormente conhecida como Areal Novo, no fim dos anos 1940, por pescadores, estudantes, donas de casa e comerciantes, que viveram um longo período de resistência sofrendo ameaças de expulsão porque a área havia sido destinada ao Governo do Estado para construção de depósitos inflamáveis.

Recebe esse nome porque o período de ocupação aconteceu simultaneamente à projeção da cidade de Brasília. Em 1956 houve um momento histórico, quando cinco pescadores, a bordo de uma jangada, foram ao Rio de Janeiro com o objetivo de chamar atenção para a situação da comunidade, durante a posse de Juscelino Kubitschek na presidência.

A teimosia faz alusão à resistência daqueles que ocuparam e viveram em condições insalubres, resistindo dia após dia em conflito com poder público que queria desmobilizar e desocupar a região. Os moradores tinham suas casas demolidas pela manhã e passavam a noite reconstruindo. Por ter sido a primeira grande ocupação urbana do Recife, a luta de Brasília Teimosa acabou se tornando referência para os movimentos de luta por moradia nas décadas seguintes.

Edição: Monyse Ravenna