Pernambuco

SAÚDE

Projeto que estimula uso de plantas medicinais será lançado em Petrolina

A iniciativa chamada foi elaborada a partir de um projeto de intervenção de estudantes de medicina da Univasf

Brasil de Fato Pernambuco | Petrolina (PE) |
No lançamento, o grupo explicará os passos iniciais para construção do jardim e quais os cuidados necessários em sua manutenção. 
No lançamento, o grupo explicará os passos iniciais para construção do jardim e quais os cuidados necessários em sua manutenção.  - Divulgação

Nesta quinta-feira (13), será lançado em Petrolina, no Sertão do São Francisco, um projeto que visa estimular o uso de plantio e uso de plantas medicinais na Unidade Básica de Saúde Dra. Sinhá, no Alto da Boa Vista. O lançamento correrá às 10h. 

A iniciativa chamada Jardim Suspenso foi elaborada a partir de um projeto de intervenção de um grupo de estudantes de medicina da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), através da disciplina Saúde e Comunidade.

"Procuramos fazer nesta disciplina que os estudantes tenham contato com a realidade da rede de saúde de Petrolina já no início do curso. E a melhor forma para isso, ao meu ver, é que tenham contato direto com as necessidades e busquem construir ações que tenham a ver com o SUS [Sistema Único de Saúde]. Além deste tema, sempre são abordadas temáticas como prevenção de doenças e acidentes e sobre o próprio funcionamento das unidades de Saúde", explica Aristóteles Cardona Júnior, coordenador e professor da disciplina.

A estudante de medicina Eliene Cerqueira Marcos é uma das idealizadoras do projeto. "Nós nos identificamos logo com a população daquele bairro e, a partir do nosso contato inicial, chegamos a conclusão de que este poderia ser um projeto que permaneceria para além do tempo que estamos lá. Acho que o curso de medicina da Univasf tem que ter esta função também. E agradecemos muito ao Zezinho do Recanto Madre Paulina que nos deu todo o suporte e orientações. Sem eles, não teria sido possível realizar esta ação", disse.

No lançamento, o grupo explicará os passos iniciais para construção do jardim e quais os cuidados necessários em sua manutenção. 
 

Edição: Catarina de Angola