Rio de Janeiro

LULA

Movimentos de juventude levam bloco #VemComLula para o centro do Rio

A atividade cultural fez parte do comício de Fernando Haddad (PT) e Manuella D´Ávila (PCdoB) que ocorreu na Cinelândia

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O Bloco #VemComLula já aconteceu em São Paulo, Recife e Brasília. Chegou ao Rio levando gritos de Lula Livre para o centro da cidade
O Bloco #VemComLula já aconteceu em São Paulo, Recife e Brasília. Chegou ao Rio levando gritos de Lula Livre para o centro da cidade - Maria Eduarda José/ Kizomba

Movimentos de juventude que compõem a Frente Brasil Popular levaram batucada e ritmo de carnaval às ruas do centro do Rio na tarde da última segunda-feira (1), trazendo um pouco do clima carnavalesco às eleições 2018 na cidade. O bloco se concentrou no fim da tarde no Largo da Carioca, andou pela Avenida Rio Branco e reuniu jovens que pedem a liberdade de Lula e que estão engajados na campanha de Fernando Haddad (PT) para a Presidência da República. 

"A importância do bloco hoje é justamente a presença do Haddad aqui na cidade pela última vez nesta primeira fase da campanha. A ideia é fortalecer os artistas nesse processo de construção da campanha do Haddad", explicou uma das articuladoras do bloco e militante do Levante Popular da Juventude, Luma Vitorio. 

Ela destacou também a importância de ser um bloco carnavalesco. "É um bloco porque precisamos renovar as nossas formas de fazer política e a juventude tem muito a contribuir com isso. O Levante e a JPT (Juventude do PT), se somam hoje ao bloco na tentativa de colocá-lo como uma ferramenta de luta para os próximos passos da campanha Haddad e Manuela e também pela liberdade de Lula", completou Vitorio. 

Para Ana Priscila Alves, da Marcha Mundial de Mulheres, a cultura traz uma renovação na forma tradicional de se fazer política. "Um bloco também é um ato, que é a nossa forma de fazer política. É irreverente, assim como trazemos a lata, a ciranda, nossos elementos de luta são a nossa forma de dialogar e de se expressar e isso também é política", explicou. 

O bloco encontrou o cortejo da cultura, organizado por movimentos de cultura carioca, no trajeto até a Cinelândia e juntos acompanharam o candidato à Presidência da República Fernando Haddad até o comício na Cinelândia. No cortejo também estavam, a vice na chapa PT - PCdoB, Manuella D'Ávila, o candidato ao Senado pelo PT, Lindbergh Farias e a candidata ao governo do estado, Márcia Tiburi, também do PT. O bloco culminou num comício com a presença dos candidatos na Cinelândia. 

Edição: Jaqueline Deister