Pernambuco

Qual é o bairro?

Vila da Fábrica, em Camarabige, foi a primeira vila operária da América Latina

Fábrica construída no final do século 19 mudou a atividade econômica da cidade, antes voltada para a produção açucareira

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Comunidade segue erguida como patrimônio camaragibense
Comunidade segue erguida como patrimônio camaragibense - Olímpio Costa

A história do bairro Vila da Fábrica, que se inicia ainda no final do século 19, é de extrema importância para o surgimento da cidade Camaragibe. A região pertencia a São Lourenço da Mata, onde foi instalada a Companhia Industrial de Pernambuco, que mudaria a atividade econômica da cidade, antes voltada para a produção açucareira.

Em 1891, foi concluído o prédio da fábrica que foi o pontapé inicial para a nova cidade. Dois anos depois, estava pronta a vila operária, a primeira da América Latina, onde viveriam os trabalhadores e suas famílias. Para os que não eram casados, foi construído um pequeno prédio, chamado “República dos Solteiros”. A produção de tecidos começou em 1895 e em pouco tempo já se destacava como um dos empreendimentos mais importantes de Pernambuco.

A partir disso, foram chegando novas famílias, originando novas comunidades na Vila e no entorno dela, dando forma à cidade urbana que nascia. A fábrica funcionou como referência do setor têxtil até os anos 1970, quando uma crise levou a empresa à falência. Apesar disso, a comunidade segue erguida como patrimônio camaragibense, com vínculos criados ao longo desses mais de 100 anos como bairro operário que deu início à cidade.

Edição: Catarina de Angola