Pernambuco

ELEIÇÕES

Atos em defesa da democracia acontecem nesse sábado em Pernambuco

Apresentações culturais e a presença de Manuela D’ávila movimentarão as mobilizações

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
Em Petrolina (PE), cerca de 30 mil pessoas são esperadas para o ato "Semiárido pela Democracia"
Em Petrolina (PE), cerca de 30 mil pessoas são esperadas para o ato "Semiárido pela Democracia" - ASA Brasil

Neste sábado (20), atos estão sendo convocados por movimentos populares em capitais e cidades do interior de vários estados do país. Em Pernambuco, atos em Recife, Caruaru e Petrolina estão confirmados. O objetivo das manifestações é a defesa da democracia e o apoio à chapa do presidenciável Fernando Haddad, que estará no ato da cidade de Fortaleza (CE).

Em Caruaru, no agreste pernambucano, o ato convocado pela Frente Brasil Popular acontece a partir das 14h em frente á sede do INSS, na Av. Rui Barbosa, nº 250. O ato segue até a estação ferroviária da cidade, onde acontecerão apresentações de grupos culturais e artistas da cidade, como Gabi da Pele Preta, Riá Oliveira e Renato Torres.

Na capital, o ato “#HaddadSim: Mulheres pela Democracia” vem sendo construído pela Frente Brasil Popular, o Fórum de Mulheres de Pernambuco e o Mulheres Unidas Contra Bolsonaro, fruto da mobilização feminista contra o candidato do PSL no último dia 29. A concentração inicia ás 13h, na Praça do Derby. Às 15h, a manifestação seguirá pela Avenida Conde da Boa Vista com destino à Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio.

Durante o ato político, haverá oficina de cartazes e programação cultural com Isaar França, Hilda Torres, Cida Pedrosa, Karynna Spinelli, Monique Morena, Mônica Feijó, Kátia Paz, Beth de Oxum, Slam das Minas, Mestra Del o Coco, Dj Du Lopes, Roger de Renor, Maracatu Ògún Onilê, Nação Mulambo e Canibal.

Em Petrolina, no Vale do São Francisco, o ato “Semiárido pela Democracia” foi convocado pela Via Campesina, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (CONTAG) e pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Cerca de 30 mil pessoas de todos os estados do nordeste e Minas Gerais, que compõem a região semiárida, estão presentes.

A concentração inicia às 14h na Praça Dom Malan, no centro da cidade, onde se apresentarão artistas da região como Tio Zé Bá, Mariano Carvalho e o grupo P1 Rappers. Depois, o ato segue em direção à cidade vizinha de Juazeiro (BA). Na cidade baiana, o ato encerra com a participação de representantes de movimentos populares, o senador eleito Jaques Wagner (PT) e da candidata à vice-presidência Manuela D’ávila (PCdoB).

Edição: Marcos Barbosa