Pernambuco

ARTE

Centro de Cultura Luiz Freire expõe obras de Mestre Nado em Recife

O artista, que é reconhecido internacionalmente, produz instrumentos musicais com cerâmica

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A inspiração para as obras de Mestre Nado vem principalmente da fauna e flora brasileira
A inspiração para as obras de Mestre Nado vem principalmente da fauna e flora brasileira - Eric Gomes

Entre os dias 23 e 27 de outubro, o Centro de Cultura Luiz Freire abriga a exposição “O Mestre e sua Arte”, feita com peças do ceramista e multi-instrumentista Mestre Nado. O artesão, músico, poeta e ceramista já dedicou mais de 50 anos da sua vida ao ensino do trabalho com a argila. As escolas que desejarem podem agendar visitas pela manhã, já os visitantes podem conferir a exposição a partir das 14h pelo valor de R$ 2,00.

Mestre Nado iniciou o seu trabalho com cerâmicas utilitárias às esculturas. Ele já revelou que não consegue contabilizar o número de peças já produzidas por ele “Só de encomenda, para a França, foram umas 1.200 ocarinas, de uma vez só. O resto, não consigo contabilizar, não. Sai muita coisa!”

Além do aprimoramento de técnicas e descobertas de materiais cerâmicos, Nado também descobriu “o som do barro”. Colocando em prática sua criatividade, passou a dar forma a instrumentos musicais de sopro e percussão de barro. As inspirações vieram nas formas da natureza, como pássaros, raízes, peixes e outros. São essas e outras obras que estarão expostas no Hall de Entrada do CCLF, que fica na Rua 27 de Janeiro, nº 11, no bairro do Carmo, em Olinda.

Edição: Vanessa Gonzaga