Pernambuco

NEGOCIAÇÃO

Trabalhadores Rurais de Pernambuco negociam campanha salarial

Além de debater pauta econômica, organizações também debatem os desafios da categoria

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Atividades tem acontecidos nas diversas regionais do estado com o apoio de outras organizações sindicais
Atividades tem acontecidos nas diversas regionais do estado com o apoio de outras organizações sindicais - ASCOM FETAPE

Desde o início do mês de outubro, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAPE) e os sindicatos filiados realizaram rodadas de negociações da 39ª Campanha Salarial dos Canavieiros e Canavieiras de Pernambuco. Os avanços na negociação da pauta vêm acontecendo desde o início do mês entre trabalhadores e trabalhadoras rurais assalariados e a classe patronal, quem tem se reunido em Recife.

A campanha salarial é coordenada pela FETAPE, sindicatos filiados e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar), em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (FETAPE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Também estiveram presentes apoiando as negociações, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB). 

Além dos debates na capital, as seções regionais da federação também têm discutido o tema. Na última quinta (08), em Petrolina, aconteceu o Seminário de Preparação da Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial Unificada da Hortifruticultura do Vale do São Francisco – Bahia/Pernambuco 2019. Com foco regional, participam trabalhadores assalariados rurais dos municípios de Belém do São Francisco, Inajá, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Petrolina, todos de Pernambuco, e ainda seis sindicatos de municípios da Bahia.

Além da discussão de pautas econômicas, a FETAPE vem debatendo também como a conjuntura política pode influenciar nas negociações. Durante os encontros, os trabalhadores e trabalhadores também refletem sobre a atual conjuntura política pós eleições, elencando os desafios que estão colocados para o Movimento Sindical Rural e a necessidade de continuar em luta e na defesa da democracia.

Edição: Monyse Ravenna