Pernambuco

Na Geral

Sport campeão Pernambucano no feminino

Leoas bateram o Náutico por 2x0 e terminaram a competição invictas e sem tomar gols

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Futebolistas venceram campeonato
Futebolistas venceram campeonato - Anderson Freire / Sport Recife

Nessa quarta-feira (28) o Sport venceu o Náutico por 2x0 e sagrou-se campeão do Campeonato Pernambucano feminino de futebol. Os gols da última partida, realizada no Ademir Cunha, Paulista, foram assinados pela meio-campista Regi e pela atacante Palominha. As Leoas já haviam vencido as Alvirrubras no jogo de ida, em Ipojuca, quando fizeram 1x0 - gol da zagueira Bruna Cotrim, de pênalti.

Com o trofeu, o Sport chega ao 7º título estadual (1999, 2000, 2007, 2008, 2009 e 2017) e iguala o número de taças do Vitória de Santo Antão, hepta-campeãs de 2010 a 2016. No Pernambucano 2018 o Tricolor das Tabocas alegou problemas financeiros e abriu mão da competição. O também finalista Náutico é o terceiro clube com títulos, já que tem o bi-campeonato de 2005 e 2006. O Santa Cruz continua sem time feminino de futebol.

As Leoas foram soberanas durante toda a competição, com 8 vitórias em 8 jogos, além da impressionante marca de 47 gols marcados (média de 6 por partida) e nenhum gol sofrido. Na primeira fase, com grupo de 3 equipes, o Sport superou com facilidade seus oponentes. Venceu o Porto de Caruaru duas vezes (7x0 e 0x10) e também o Centro Limoeirense (9x0 e 0x6). Nas semifinais encarou o Ipojuca, com novas vitórias: 7x0 e 0x5. A atacante rubro-negra Ottilia, com 13 gols, foi a artilheira da competição.

De abril a agosto o Sport disputou a Série A do Campeonato Brasileiro feminino, tendo ficado na 6ª colocação entre as 8 equipes do Grupo 1. O Vitória de Santo Antão foi o 7º no Grupo2. Escaparam do rebaixamento. Já o Náutico disputou a seletiva para a Série A2 e teve o azar de ser sorteado para encarar o Internacional-RS. Após 0x0 no tempo normal o Inter - que chegaria até as semifinais - eliminou o Timbu nos pênaltis (3x4, na Arena de Pernambuco). O Náutico, com o vice-campeonato deste ano, garantiu vaga para a Série A2 do Brasileiro em 2019 sem precisar passar por seletiva.

Em setembro houve ainda a Copa Cidade do Paulista, que reuniu as equipes do Nordeste, incluindo Vitória-BA, Ceará e Botafogo-PB. O Sport levou a taça após golear por 4x0 o Vitória de Santo Antão, na final. O Náutico sequer chegou às quartas de final, tendo caído já na segunda fase de grupos, assim como o Ypiranga. Na primeira fase caíram os pernambucanos Centro Limoeirense, Íbis e América.

O Pernambucano foi a última competição do calendário do futebol para as mulheres que atuam no estado, coroando as Leoas com mais um título e o posto de melhor time do estado e da região Nordeste.

Edição: Marcos Barbosa