Pernambuco

Saúde

Zika é DST, alerta especialista

Ações de prevenção a doença ganham ênfase no verão, período de maior incidência da infestação

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Zika é um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mas que também pode ser transmitido sexualmente
O Zika é um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mas que também pode ser transmitido sexualmente - EBC

A ONG Grupo Curumim premiou estudantes vencedoras de um concurso de redação que trouxe como tema “Saúde, direitos e cuidados em tempos de Zika”. A ação foi realizada com 13 docentes e cerca de 70 meninas, dos 7º, 8º e 9º ano, da Escola Arraial Novo Bom Jesus, no bairro de Torrões, primeira do Recife a receber o concurso, que já é realizado pelo Grupo desde 2015. Como premiação, as estudantes receberam rádios, tablets e bicicletas.
A preparação contou com atividades formativas com as estudantes e profissionais de educação. Nesta segunda-feira (18), em entrevista ao programa Brasil de Fato Pernambuco na Rádio Clube 720 AM, Sueli Valongueiro, do Grupo Curumim, explicou que “o concurso de redação é uma das estratégias do Grupo Curumim para disseminar informação com foco na saúde, nos direitos e na prevenção da violência”. A iniciativa também provoca o aprendizado de questões mais subjetivas como autoestima e possibilita às adolescentes, o desenvolvimento da escrita. 
O concurso é realizado no verão, porque é a estação do ano em que aumenta a incidência da infestação do Aedes Aegypti e, com isso, é importante alertar sobre a contaminação de Zika também via relação sexual. “A gente fez uma pesquisa junto com a ONU Mulheres e foi descoberto como a Zika trazia consequência para as vidas das mulheres”, explica Sueli. Ainda de acordo com ela, as conseqüências são ainda maiores para a saúde das mulheres mais vulneráveis socialmente. 
A ação do Grupo Curumim, com o concurso de redação, reafirma a importância da discussão da educação sexual dentro das escolas, com um olhar multidisciplinar. Apesar do público direto serem as meninas estudantes, é esperado que a informação a respeito da Zika chegue a outros públicos através de seminários realizados nos municípios, que acontecem antes da entrega dos prêmios da redação. 
Segundo dados divulgados em 2015 pelo Ministério da Saúde, 18% dos bebês nascidos vivos, naquele ano, eram de mães com idade entre 10 e 19 anos. Diante desse cenário, uma das ações apresentadas no processo de formação do concurso de redação é a Linha Direta “Vera”, canal de comunicação (telefone e mensagens), do Grupo Curumim, com atendimento gratuito através do número (81) 9.85807506, em que se pode obter orientações seguras sobre direitos reprodutivos. Neste Verão, a linha “Vera” reforça o alerta sobre o vírus Zika.

Edição: Monyse Ravena