Pernambuco

CULTURA

Nação Mulambo abre vaquinha online para saída do bloco no carnaval de Olinda

O grupo é formado por 40 jovens de Peixinhos

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A Nação Mulambo tem como missão transformar vidas por meio da arte educação e da musica afro brasileira
A Nação Mulambo tem como missão transformar vidas por meio da arte educação e da musica afro brasileira - Marianne Daffine

Já em clima de folia para o carnaval de 2019, a Associação Cultural Nação Mulambo está com um projeto de financiamento coletivo, a chamada vaquinha online, para a preparação e participação do tradicional bloco na segunda-feira de carnaval. O bloco é composto por 40 crianças e adolescentes e sai nas ruas de Peixinhos, em Olinda, desde 1997. Este ano, o tema do bloco é "Nação Mulambo na Terra dos Orixás".

De acordo com Senhorinha Joana, coordenadora da Nação Mulambo, o processo de financiamento é uma construção coletiva e todo mundo que quiser contribuir e participar dessa história, pode fazer isso contribuindo através da página www.benfeitoria.com/nacaomulambo. "Existem diversas formas de financiamento, a partir de R$10, com diversas recompensas, como camisas, adesivos e banners. Quem quiser, pode contribuir e fortalecer o trabalho da Nação Mulambo", explica a coordenadora do projeto. Os interessados podem contribuir com a vaquinha até o dia 25 de fevereiro

A Nação Mulambo já vem se preparando para o carnaval deste ano. Os ensaios acontecem todas as quintas e sábados, nas praças, ruas e terrenos baldios da comunidade de Peixinhos. Apesar da saída do bloco acontecer na segunda-feira de carnaval, existe toda uma preparação que antecede isso e que é feita ao longo do ano, com um processo que relaciona educação e música. "O trabalho é feito sem financiamento fixo, as atividades são realizadas de acordo com as possibilidades, usando a música percussiva como resgate da cultura afro-brasileira, aliado a uma formação educativa sobre temas de recortes sociais, como debate racial, de gênero, LGBT, entre outros assuntos transversais na sociedade", reforça Senhorinha.

A coordenadora também relembra que os desafios para quem atua no campo da cultura têm crescido nos últimos tempos, com o a extinção do Ministério da Cultura, que passou à categoria de secretaria no governo Bolsonaro: "Com isso, os planos e políticas de cultura se tornam inviáveis a partir desse rebaixamento. O atual governo trata a cultura como um elemento inferior. Nosso desafio é encontrar estratégias coletivas para conseguir dar sustentação à política de cultura".

Serviço
Financiamento Coletivo Bloco Nação Mulambo
Página: www.benfeitoria.com/nacaomulambo
Aberto até as 23h59m de 25/02/2019
Valores: Doações a partir de R$10
É oferecida recompensa aos doadores

Edição: Monyse Ravenna