Pernambuco

Segurança Alimentar

Em Recife, movimentos organizam banquetaço em protesto ao fim do CONSEA

Extinção do conselho foi uma das primeiras medidas do governo Bolsonaro

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A iniciativa prevê a distribuição de mais de 15 mil refeições em todo o Brasil
A iniciativa prevê a distribuição de mais de 15 mil refeições em todo o Brasil - Bruna Brandão

Na próxima quarta-feira (27), movimentos realizam um grande banquete coletivo (ou “Banquetaço”), como forma de protestar contra a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) pelo atual governo Bolsonaro, através da Medida Provisória Nº 870/2019, no primeiro dia do ano. 
As ações do banquetaço também acontecerão em mais de 15 cidades de todo o país. A iniciativa prevê a distribuição de mais de 15 mil refeições em todo o Brasil, em sua maior parte preparadas com produtos da agricultura familiar e agroecológica.
No Recife, o evento acontece das 12h às 15h, na frente do Armazém do Campo, localizado na Avenida Martins de Barros, 387, Santo Antônio, oferecendo um cozido pernambucano vegetariano. O evento contará, ainda, com programação artística e cultural, além de grafitagem realizada na hora com Bozó Bacamarte, Galo de Souza, Rafa Mattos e Raoni Assis.
A artista Duda Freyre apresenta a performance “Josué”, com música de Pandeiro do Mestre. Flávia Pinheiro performa a obra “Contato sonoro". A artista Cida Pedrosa também participa recitando os poemas “Banquete”, “Retrato de guerra” e “Rainha dos decretados”, em conexão com o tema do evento.
A Cia Etc. traz a intervenção urbana “Involuntário”. A atriz, poetisa, cantora, compositora e professora Chell Morrim traz trechos do espetáculo “Marcas: a história de mais uma Maria”. O dançarino e técnico em Agroecologia Jovem Emanuel Xavier, da cidade de Surubim, no agreste pernambucano, promove a performance “Pachamama”.
O músico Hélder Vasconcelos, ex-Mestre Ambrósio, apresenta toadas do Boi Marinho. O cantor Feiticeiro Julião realiza o pocket show “Feitiço de Viola”. Elaine Una e Coco do Farol se juntam à programação musical. Também haverá distribuição de cem exemplares da Revista Trema, “uma publicação de arte, política e provocação”.

Edição: Monyse Ravenna