Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 27/02/19

Curso sobre os efeitos da reforma da Previdência e julgamento no STF acerca dos estados endividados são os destaques

Rio de Janeiro | RJ |

Ouça o áudio:

PEC da Previdência pode dificultar o acesso de milhares trabalhadores à aposentadoria
PEC da Previdência pode dificultar o acesso de milhares trabalhadores à aposentadoria - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O programa da última quarta-feira (27) fala sobre o curso “A Reforma da Previdência Social na Perspectiva dos Trabalhadores” e aborda a ação no Superior Tribunal Federal (STF) sobre redução de salário e jornada de servidores dos estados endividados. 

Em entrevista, Gilberto Palmares, ex-deputado estadual, e diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Rio (Sinttel-RJ), explica que o objetivo do curso é qualificar os trabalhadores para discutir a reforma da Previdência em sindicatos, associações, câmaras e assembleias legislativas. Segundo Palmares, é uma oportunidade para conhecer detalhes da reforma, como o tema do regime de capitalização.

Na conversa sobre o julgamento do STF, o presidente da Associação de Servidores do Ministério Público do Rio (Assemperj), Flávio Sueth, explica os prejuízos decorrentes da possível aprovação da medida que permite governadores reduzirem o salário dos servidores através da redução da carga horária. Segundo ele, a medida afetará diretamente a vida da população, que terá serviços públicos reduzidos. Flávio defende também que, diferente do que vem sido ventilado na mídia comercial, o servidor não pode ser responsabilizado pela crise.

O programa traz ainda uma reportagem sobre o recuo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em relação ao diálogo com organizações sem CNPJ e dicas para curtir o carnaval sem prejudicar a saúde no quadro Repórter SUS.

As informações sobre os times cariocas na Copa do Brasil e Copa Sul Americana ficam por conta do Papo Esportivo.
 

Edição: Fernanda Castro