RÁDIO

O novo documento de identidade único vai integrar CPF, título de eleitor e outros

TSE divulgou que novo documento digital poderá ser emitido a partir do segundo semestre deste ano

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O novo documento vai funcionar na forma de um aplicativo que deve ser instalado no celular ou tablet
O novo documento vai funcionar na forma de um aplicativo que deve ser instalado no celular ou tablet - Tribuna do Norte

Ainda sem data específica, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou que todos os brasileiros poderão emitir o novo formato de identificação oficial e digital a  partir do segundo semestre deste ano.

A finalidade é integrar diversos registros como CPF e o título de eleitor em um único documento que foi intitulado DNI (Documento Nacional de Identidade). O novo registro vai aproveitar o banco de dados dos eleitores já cadastrados no país, cerca de 90 milhões de pessoas e o documento irá substituir a apresentação de outros papéis de identificação, como CPF, título de eleitor, certidão de nascimento e de casamento.

O DNI vai funcionar na forma de um aplicativo para Android e iOS e só poderá ser baixado uma única vez e instalado em um único dispositivo.

A confirmação de que determinada pessoa é ela mesma será feita com ajuda de autenticação biométrica e quem já cadastrou a sua digital na Justiça Eleitoral não vai precisar fazer o procedimento novamente.

O aplicativo apresentará também um QR Code, que será criado de forma dinâmica a cada novo acesso, mantendo os dados de validação vinculados à data e à hora de sua geração. Além disso, o DNI mostrará no canto superior direito, como marca d'água, um código de verificação contendo 20 caracteres, precedido da data e da hora em que foi gerado segundo o órgão em nota.

Edição: Tayguara Ribeiro