Pernambuco

Literatura

Livro sobre guerras híbridas do século XXI é lançado no Recife na quinta-feira (25)

“Guerras Hibridas: Das Revoluções Coloridas aos Golpes” analisa novas formas de intervencionismo adotadas pelos EUA

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Autor de "Guerras Híbridas: Das Revoluções Coloridas aos Golpes", Andrew Korybko é jornalista na Sputnik News e analista político.
Autor de "Guerras Híbridas: Das Revoluções Coloridas aos Golpes", Andrew Korybko é jornalista na Sputnik News e analista político. - Reprodução

Nesta quinta-feira (25), o Prospecta Mundo do Instituto Futuro e a Expressão Popular Recife dão início ao ciclo de debates Crises Contemporâneas, com o tema: “Guerras Hibridas e a América Latina na Nova Ordem Mundial”. Na ocasião, será realizado o lançamento do livro “Guerras Hibridas: Das Revoluções Coloridas aos Golpes”, de Andrew Korybko, publicado pela editora e livraria Expressão Popular. A obra estará a venda no local, ao valor de R$25,00.
O evento tem início às 14h, no Auditório 3 da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A mesa de debate será coordenada pelo economista Pedro Lapa e contará com a presenta dos palestrantes José Luiz Quadros (professor titular da PUC-MG), Felipe Reis (departamento de Ciência Política da UFPE) e Marcos Costa Lima (departamento de Ciência Política da UFPE e coordenador do IE Ásia). 
Este é o primeiro evento dessa articulação entre o Instituto Futuro e a Expressão Popular. O espaço será aberto e tem como objetivo promover discussões sobre esse e outros temas. O debate irá tratar dos processos de guerras indiretas que ganham novos contornos nos dias atuais com o avanço dos meios de comunicação digitais, grupos armados, grupos terroristas, envenenamento das águas, bloqueio na distribuição de alimentos e disseminação informações que gerem pânico na sociedade civil. 

Sobre a obra
Em “Guerras Hibridas: Das Revoluções Coloridas aos Golpes”, o autor Andrew Korybko constrói um novo conceito para explicar as mais recentes táticas adotadas pelos Estados Unidos para derrubar governos e substituir regimes políticos. A Guerra Híbrida é a combinação de revoluções coloridas e guerras não convencionais. No livro, o conceito é utilizado para estudar os casos da Síria e Ucrânia, mas também pode ser facilmente identificado em outros conflitos no Oriente Médio e na América Latina. A Guerra Híbrida é o modelo de intervenção para o século XXI. Andrew Korybko é jornalista na Sputnik News, analista político e conselheiro do Instituto de Estudos e Previsão Estratégicos.

Edição: Monyse Ravena