Paraná

esporte

Em menos de um mês, Brasil estreia na Copa do Mundo de futebol feminino

Em junho, Seleção Brasileira estreia contra a Jamaica com Marta e a super-recordista Formiga

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Brasil estreia no dia 9 contra a Jamaica.
Brasil estreia no dia 9 contra a Jamaica. - Divulgação

Em 7 de junho, começa o Campeonato Mundial da Fifa 2019. Isso mesmo, não há engano. A Copa do Mundo de futebol jogado por mulheres terá sua estreia na França em menos de um mês, mesmo que você não tenha visto isso em emissoras que falam de futebol todos os dias. 

E o Brasil estreia no dia 9 contra a Jamaica  (veja tabela abaixo). No time, está a estrela Marta, ganhadora por seis vezes do prêmio de melhor jogadora do mundo, e atletas conhecidas como Formiga e Cristiane, que podem brilhar, e Andressa Alves, atacante que joga no Barcelona, que pode ser a novidade da seleção. Porém, o time não está em boa fase. Vem de nove derrotas consecutivas sob o comando do técnico Vadão. 

Para Fernanda Ribeiro Haag, doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), que estuda futebol jogado por mulheres, a questão não são as jogadoras: “Elas têm talento para fazer bonito. O problema é o técnico, são nove derrotas e quase um ano sem ganhar, um recorde negativo. Falo com dor, vou torcer, é óbvio. Mas não sei o que acontecerá”. 

Nessa análise, ela lembra que a técnica anterior, Emily Lima, foi demitida com menos de um ano de trabalho por conta de “resultados que diziam que eram ruins”. Para ela, “A demissão da Emily nunca fez sentido, o Vadão tem nove derrotas e a Emily tem oito vitórias seguidas com o Santos e lidera o Campeonato Brasileiro deste ano”. 

 

                                                                        

Edição: Laís Melo