Pernambuco

Pernambuco

Câmara de Petrolina arquiva projeto de concessão de título de cidadão a Bolsonaro

Petrolinenses protestaram na Câmara dos Vereadores; vereador afirma que concessão do título a Bolsonaro seria ilegal

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
Bolsonaro visita Petrolina nesta sexta-feira (24)
Bolsonaro visita Petrolina nesta sexta-feira (24) - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na última quinta-feira (23), o vereador petrolinense Elias Jardim (PHS) colocou em votação no plenário da Câmara dos Vereadores de Petrolina um projeto de concessão de título de cidadão petrolinense a Jair Bolsonaro (PSL), um dia antes de visita do presidente à cidade. O projeto gerou repercussão negativa na cidade, com reações imediatas da população. No momento da votação, muitas pessoas foram à Câmara para pressionar a negação do projeto. 
O projeto foi arquivado, como explica o vereador Gilmar Santos (PT): "Esse projeto, além de ser uma afronta à população, ele afronta, também, o artigo 198 do regimento interno da Casa, que diz que as pessoas que vão receber o título de cidadão devem ter uma projeção nas atividades educacionais, culturais, políticas, esportivas, científicas e/ou sociais, e que tenham prestado serviço efetivo à população de Petrolina”. 
Ainda de acordo com o vereador, é ilegal nomear o presidente para essa função. "Até onde a gente sabe, Bolsonaro faz exatamente o contrário. Em vez de um serviço, ele tem prestado um desserviço, não só a Petrolina, mas a todo o país", reforça Gilmar Santos. 
O vereador afirmou, também, que o projeto saiu de pauta por pressão da população, movimentos populares, estudantes, professores e trabalhadores que, de acordo com ele, "não aceitam essa afronta". "Além disso, a comissão de educação, que tem como relatora Cristina Costa (PT) deu um parecer desfavorável ao projeto, porque ele fere o regimento da casa”. Para Gilmar Santos, a bancada governista, estrategicamente, retirou o projeto de pauta, mas é possível que a qualquer momento o projeto seja reposto em pauta a partir do plenário.

Edição: Monyse Ravena