Pernambuco

Artigo

Na capital das feiras agroecológicas, Recife ganha primeiro Armazém do Campo do NE

Local fica situado em um antigo casarão no coração do Recife

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Armazém do Campo do Recife abriu as portas oficialmente nesta quinta-feira (30)
Armazém do Campo do Recife abriu as portas oficialmente nesta quinta-feira (30) - Rani de Mendonça

Recife é a capital do Brasil com mais feiras agroecológicas. É nesse ambiente que o Armazém do Campo vem com o intuito de fortalecer esse movimento, trazendo mais alimento saudável à mesa do povo pernambucano.
O espaço, idealizado para a comercialização de alimentos com origem nos territórios de Reforma Agrária popular e da agricultura familiar camponesa, oferece em sua grande maioria produtos agroecológicos. Assim, indo na contramão da proposta do governo federal que, só em 2019, liberou mais de 169 novos produtos de agrotóxicos, sendo 31 agrotóxicos no último dia 21 de maio.
O local, situado em um antigo casarão no coração do Recife, é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e será, também, palco de debates, encontros culturais, lançamentos de livros e rodas de conversa, entre outros eventos. Segundo o MST, o Armazém do Campo vem para contribuir no diálogo com a sociedade, mostrar que o MST produz vida, saúde, cultura e diálogo, por isso a definição do MST Pernambuco em apostar na construção do primeiro Armazém do Campo do NE.
Podemos dizer que o espaço tem três ambientes: produtos da agricultura camponesa, livraria da editora Expressão Popular e café bar, e possui quatro objetivos principais: o primeiro é possibilitar o acesso da sociedade aos frutos da reforma agrária; o segundo é firmar parcerias que fortaleçam agricultores e agricultoras familiares, assentados e cooperativas; o terceiro é ofertar alimentos orgânicos e, por último, apresentar a dimensão da cultura que nasce com a comida.
Além do Armazém do Campo Recife (PE), o MST gerencia a Loja da Reforma Agrária em Porto Alegre (RS), dentro do mercado municipal da cidade, e tem Armazém do campo em mais três capitais: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro.
O endereço do Armazém do campo Recife é na Rua do Imperador Dom Pedro II, bairro Santo Antônio, 387, Recife. O espaço do Armazém ocupa 290 metros quadrados, atravessa a quadra, como uma galeria e, assim, tem ligação a Avenida Martins de Barros 387, Bairro Santo Antônio, aonde acontecerá semanalmente, quintas, sextas e sábados as atividades culturais. Ele funcionará todos os dias da semana das 8:00 ás 20:00, sendo que espaço do café bar vai até meia-noite

* Integrante da direção estadual do MST em Pernambuco.

Edição: Monyse Ravena