Paraná

Manifestação

Pessoas em situação de rua protestam contra prefeito Rafael Greca em Curitiba

MNPR critica as políticas de assistência social de Curitiba

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Em maior de 2018, Rafael Greca almoçou no Restaurante Popular da Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa
Em maior de 2018, Rafael Greca almoçou no Restaurante Popular da Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa - Pedro Ribas/SMCS

O prefeito de Curitiba Rafael Greca (DEM) deve receber uma visita “indigesta” das pessoas em situação de rua da cidade. Eles organizam um protesto para esta quinta-feira (6) intitulado “Rango com Rafael Greca” na Prefeitura de Curitiba. O almoço acontece após polêmica com o executivo municipal que teria gasto demais com alimentação nos últimos meses, conforme denúncia do vereador professor Euler. “Na xepa”, o Movimento População de Rua vai cobrar a melhoria do atendimento à população menos favorecida.

A passeata saiu às 9h30 da Praça Tiradentes. A manifestação percorreu ruas do Centro da capital em direção do Paço Municipal, local em que será realizado um café da manhã e também um almoço comunitário.

De acordo com os manifestantes, o MNPR quer chamar atenção para a insuficiência de vagas de acolhimento na Capital (cerca de 800) para um contingente estimado em mais de 3 mil pessoas em situação de rua. “Uma das principais exigências é a produção de alternativas de moradia”, solicita o movimento.

Dados do IBGE apontam cerca de 50 mil imóveis desocupados em Curitiba. Para o movimento, uma parte desses imóveis poderia cumprir uma função social e ser utilizada num programa semelhante a iniciativas implementadas em outros países, com resultados positivos na emancipação dessa população.

“Cada dia que passa, percebemos o aumento do número de pessoas em situação de rua em Curitiba. Ao passo que as políticas públicas que nunca conseguiram atender a totalidade das pessoas, não se desenvolvem de modo a demonstrar a possibilidade de mudar esse quadro sombrio e violento”, informa o manifesto.

Comilança
O vereador Professor Euler (PSD) apresentou um levantamento de gastos com diárias de viagens da prefeitura, especialmente notas fiscais de consumo do prefeito Rafael Greca (DEM) com alimentação. Euler citou como exemplo uma refeição no valor de R$ 542,00 feita no dia 30 de outubro de 2018, no Restaurante Gero – um dos mais renomados de São Paulo. No cardápio esteve spaghetti com sardelle, risoto Toscano e tortelli di Zucca. O almoço ainda teve uma torta Trimousse de sobremesa, dois litros de água mineral e dois litros de suco de laranja.

Edição: Laís Melo