Pernambuco

14J

Editorial | A greve e o amanhã

A reforma da previdência encontra-se no centro dos interesses

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A greve geral dessa semana tem a estratégia, bem sucedida em 2017 contra a reforma proposta por Temer
A greve geral dessa semana tem a estratégia, bem sucedida em 2017 contra a reforma proposta por Temer - Diva Braga

O mês de junho desponta como um possível divisor de águas na luta por direitos e democracia. De um lado, as forças mais retrógradas da sociedade brasileira, orientadas pelos ditames do capital financeiro internacional, colocaram em movimento uma ampla campanha midiática em defesa do indefensável. A Reforma da Previdência encontra-se no centro dos interesses que promoveram o golpe de Estado de 2016 e que unificaram o bloco de forças sociais que levaram Bolsonaro à presidência. 
De outro lado, as forças democráticas e progressistas de nossa sociedade conseguiram canalizar o descontentamento com o desmonte da educação pública em agitação massiva nas ruas e impondo um recuo nos cortes de verbas, retornando um bilhão de reais de volta ao Ministério da Educação e 330 milhões para as bolsas de estudo do CNPQ. Uma vitória parcial, mas decisiva por derrotar a estratégia de chantagem adotada pelo governo que relacionava os cortes à suposta necessidade de Reforma da Previdência. O exemplo de estudantes e professores nas ruas têm, nesse dia 14, o enorme desafio de conquistar a parcela decisiva do povo brasileiro na luta contra o retrocesso. 
A greve geral dessa semana tem a estratégia, bem sucedida em 2017 contra a reforma proposta por Temer, de parar a produção da riqueza em todo o país colocando a classe trabalhadora em movimento. A tarefa é acirrar as contradições no interior do bloco neofascista representado por Jair Bolsonaro na principal demanda colocada pela grande burguesia internacional ao seu governo. Tal tarefa, contudo, depende de um movimento contínuo para além da greve.
O acúmulo desse dia 14 não pode ser medido apenas pela demonstração das forças que temos. Aprendemos com a história que a greve, como forma de luta, têm antes de tudo a tarefa de elevar o nível de consciência e organização da classe trabalhadora. Seu principal resultado, para além das conquistas econômicas, é o potencial organizativo que é despertado pelo envolvimento das pessoas no processo da paralisação, a identidade coletiva de luta criada pela solidariedade na greve. Esse potencial, para ser convertido em força social necessita de iniciativas de formação e organização que devem ser o centro das preocupações dos movimentos populares e do sindicalismo. A unidade conquistada na luta das ruas deve indicar o caminho de um trabalho paciente e perene de fortalecimento das organizações da classe trabalhadora.
O acirramento das contradições no interior do bloco conservador abre portas para uma ampla campanha de educação popular em torno dos direitos e da democracia. A divulgação das provas da instrumentalização política da Lava-Jato por Sérgio Moro expõe aos olhos de todos os reais interesses que impulsionaram o golpe, tiraram Lula da disputa presidencial e abriram campo para o desmonte promovido pelo atual governo. O maior desafio encontra-se na habilidade de converter a forte paralisação de sexta em organização no chão das fábricas, escolas, universidades e favelas, em um movimento de acúmulo de forças e disputa de projetos na sociedade.

Edição: Monyse Ravenna