Pernambuco

ACADEMIA

Saúde e exercício físico na praça mais perto de você

Quadras, pistas de corrida, musculação e aulas de ginástica são opções gratuitas de exercício físico no Recife

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Desde 2002 a Prefeitura do Recife realiza o programa Academia da Cidade como promoção da atenção básica
Desde 2002 a Prefeitura do Recife realiza o programa Academia da Cidade como promoção da atenção básica - Júnior Miltinho/Secretaria de Saúde do Recife

O cansaço das atividades diárias por vezes nos desestimula a buscar outras atividades que demandem ainda mais da nossa energia. No entanto, ao inserir no dia a dia atividades físicas voltadas para a saúde e o cuidado com o corpo, pouca gente costuma se arrepender. Surpreendentemente você pode se sentir com ainda mais energia, mais alegre e ter melhores horas de descanso. E você pode melhorar sua qualidade de vida sem pagar mensalidades.
Os benefícios são comprovados e, por isso, desde 2002 a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Saúde, toca o programa Academia da Cidade como promoção da atenção básica. As aulas de ginástica com peso e bastões, alongamento, dança, jogos e esportes variados são oferecidos em praças e parques públicos, sem necessidade de matrícula.
Por uma questão de acompanhamento de saúde, os profissionais fazem gratuitamente avaliações física - e há cuidados específicos para pessoas com hipertensão arterial. “Nessas aulas trabalhamos principalmente resistência e força muscular. Mas as aulas também beneficiam a resistência cardiorrespiratória”, destaca a profissional de educação física Clarice Sobreira, professora no polo da Academia da Cidade no Sítio Trindade, em Casa Amarela.
Hoje funcionam 42 polos espalhados por toda a capital pernambucana, com 150 profissionais de educação física concursados e atendendo um total entre 35 mil a 60 mil pessoas por mês. As aulas normalmente são oferecidas no início da manhã (a partir das 5h30 até 8h30) e no fim da tarde e início da noite (entre as 17h e as 20h), com cada praça definindo os horários específicos de suas aulas.
A profissional considera essencial dedicarmos parte da nossa rotina aos cuidados com a saúde. “Movimentar é fundamental. Nosso corpo foi feito para o movimento. Mas como a vida moderna tem nos tornado cada vez mais sedentários, organizar um tempo para cuidar de si, da nossa saúde, é muito importante”, alerta Clarice. “Os exercícios ajudam a melhorar as taxas sanguíneas, o sono, a digestão, ajudam no controle de diabetes e hipertensão, além de melhorar nossa disposição, autoestima e algumas pesquisas apontam benefícios para quadros depressivos”, completa.
Para quem prefere a musculação há um outro programa financiado com recursos públicos: a Academia Recife. São 19 academias distribuídas na cidade, funcionando de segunda a sexta-feira em dois horários: das 5h30 às 9h30; e das 17h às 21h; e abrindo ainda aos sábados, das 6h às 10h. Lá a população também encontrará profissionais capacitados para o acompanhamento no exercício. “Na musculação”, destaca Clarice, “os exercícios são mais voltados para ganho de força e resistência muscular”.
Neste modelo de academia podem participar pessoas a partir dos 16 anos, com matrículas efetuadas a partir de um aplicativo para smartphones. O aluno pode ir a qualquer equipamento similar na capital pernambucana, sem limite de tempo, com a restrição de apenas uma entrada por dia. Algumas dessas academias oferecem também aulas de ginástica funcional.
Outra boa opção é a caminhada. Qualquer praça ou parque com uma pista de caminhada é um bom convite. Mas há aqueles que não tem um equipamento público desses próximo de casa e acabam caminhando ao redor do quarteirão. O que não pode é ficar parado. De acordo com Clarice Sobreira, as caminhadas “são exercícios de média e longa duração que beneficiam principalmente o sistema cardiorrespiratório”.
E para quem gosta de mais contato físico e competição, uma boa pedida são os esportes com bola. Em todo bairro costuma haver ao menos uma praça com quadra para a prática desses esportes - futsal, vôlei, basquete ou queimado são opções que vão movimentar o corpo e te distrair. “Os benefícios variam de esporte para esporte, mas de uma maneira geral eles ajudam o sistema cardiorrespiratório e melhoram as capacidades de força e resistência”, diz Clarice.
A profissional também destaca os benefícios sociais desse tipo de jogo. “O esporte coletivo também nos tira do individualismo, nos ajuda a pensar como grupo”, pontua. É comum que essas quadras públicas sejam o tempo todo ocupadas por homens batendo bola, mas como todo equipamento público, todos temos direito a algum tempo para utilizá-lo. Nada que uma boa conversa e um pouco de pressão não resolvam. “Inserir na rotina a prática de exercícios pode parecer bem complicado no início, mas depois que passam as dificuldades iniciais de adaptação, desfrutamos dos benefícios”, garante.

Edição: Monyse Ravenna