Pernambuco

Cultura

Cirandeira Lia de Itamaracá receberá título de Doutor Honoris Causa pela UFPE

Lia é reconhecida como patrimônio cultural de Pernambuco; solenidade ainda não tem data definida

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Lia é reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco
Lia é reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco - Arquivo Pessoal/@seujosedeholanda

Na última sexta-feira (09), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou, durante reunião do conselho universitário, a concessão do título de Doutor Honoris Causa à cirandeira Lia de Itamaracá. 
O título é concedido por universidades a personalidades que, de alguma forma, contribuam, ou tenham contribuído, para o progresso da universidade, da região ou do país, ou que se distinguiram em virtude de atuação a favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral. A solenidade de entrega do título ainda não tem data definida.
Batizada Maria Madalena Correia do Nascimento, mas popularmente conhecida como Lia da Ciranda, a artista pernambucana de 75 anos canta desde os 12, idade com a qual gravou seu primeiro LP, em 1978. Também é dela o título de rainha da ciranda, este concedido pelo povo pernambucano. Ela é reconhecida, também, como Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Foi na ilha de Itamaracá onde Lia nasceu, iniciou sua carreira e de onde nunca saiu. “Itamaracá é minha praia. O dom que eu tenho quem me deu foi Deus. Eu vivo esse sonho de ser cantora aqui em Itamaracá. Adoro fazer ciranda, adoro cantar”, declarou Lia ao Brasil de Fato Pernambuco, em entrevista de 2016.

Edição: Monyse Ravena