Pernambuco

Sindical

Encontro em Recife debate precarização do trabalho no serviço público

O debate será comandado pelo historiador Marcelo Badaró, professor da UFF

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Ao final do encontro, por volta das 18h30, haverá o lançamento do Fórum pelos Direitos e Liberdades Democráticas
Ao final do encontro, por volta das 18h30, haverá o lançamento do Fórum pelos Direitos e Liberdades Democráticas - Agência Brasil

A “Precarização do Trabalho no Serviço Público” é o tema do encontro que será realizado nesta sexta (16), às 15h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática, Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de Pernambuco (SINDPD/PE), na Boa Vista. O debate será comandado pelo historiador Marcelo Badaró, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ex-dirigente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). A iniciativa é promovida pela Intersindical Central da Classe Trabalhadora, Andes-SN,  sindicatos dos Servidores do Ministério Público (Sindsemp/PE), dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos de Pernambuco (Sintect/PE), dos Servidores de Justiça de Pernambuco (Sindjud/PE) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação (SINASEFE-CMR).

Marcelo Badaró é autor de diversos livros, sendo o mais recente publicado no ano passado pela editora Boitempo, cujo título é “A classe trabalhadora: de Marx ao nosso tempo” e que será lançado durante o evento em Recife. A publicação contribui de forma decisiva para os estudos do trabalho ao combinar uma síntese da elaboração de Marx e Engels sobre a classe trabalhadora com o debate sobre o perfil atual do proletariado no Brasil e no mundo. Embasado em análises sociológicas e historiográficas sobre formação, composição e o papel da classe como sujeito histórico-social, o autor recupera o conceito de classe trabalhadora e mostra suas origens e movimentos, apresentando também um panorama de algumas de suas principais tendências hoje.

A obra de Badaró faz uma síntese das principais contribuições de Marx e Engels para o entendimento das categorias de classes sociais, luta de classes e classe trabalhadora, mostrando como elas permanecem pertinentes como caminho de compreensão do mundo em que vivemos.

No debate, Marcelo Badaró fará abordagens acerca de como deve ser feito o enfrentamento num contexto tão adverso de mutações da classe; quais as formas de organização do movimento que podem contribuir neste sentido e que experiências históricas devem ser revisitadas; como se dá o processo de precarização do trabalho e quais impactos para o movimento sindical em especial, o setor público.

Para o cientista político, David Cavalcante, que está coordenando as atividades, o evento é um momento importante de mobilização, pois visa caracterizar na contemporaneidade o perfil social da classe trabalhadora e os desafios de organização do movimento dos trabalhadores diante de tantos ataques perpetrados pelo governo federal e pelo capital. O público alvo são dirigentes e ativistas sindicais que participam das entidades sindicais e ou contribuem com as lutas da classe trabalhadora. Ao final do encontro, por volta das 18:30, haverá o lançamento do Fórum pelos Direitos e Liberdades Democráticas.

Edição: Monyse Ravena