Pernambuco

O QUE TU INDICA?

O que tu indica? | América Latina para imbecis

É nessa busca pela história real da América que John Leguizamo nos dá uma injeção na autoestima

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Numa apresentação de 1:30h na Broadway o humorista John Leguizamo conta como ajudou seu filho, vítima de bullying na escola por ser latino
Numa apresentação de 1:30h na Broadway o humorista John Leguizamo conta como ajudou seu filho, vítima de bullying na escola por ser latino - Divulgação

Numa apresentação de 1:30h na Broadway o humorista John Leguizamo conta como ajudou seu filho, vítima de bullying na escola, contando a história real da América Latina. Num quadro, John relembra episódios da sua infância nos guetos latinos de Nova York, as brigas que comprou na escola pelos filhos, e volta até ao Império Asteca para mostrar através da história das civilizações nativas da américa a contribuição do povo latino para os Estados Unidos e para o mundo, que vão da pimenta e das batatas até o hóquei e a anestesia. 
O que aparentemente é um show de comédia com piadas em idioma espanhol, com referências que vão da música Despacito até As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano, desperta em quem assiste muito mais do que a vontade de conhecer Machu Picchu ou as pirâmides mexicanas de Teotihuacan, porque John vai além disso. Ele mostra como o discurso da superioridade militar das nações europeias que não descobriram, mas invadiram a América é uma mentira, já que antes da guerra, milhões de nativos foram dizimados com as doenças, roubo, estupro e saques que reduziram a população de 73 milhões de nativos em apenas 3,65 milhões. 
Assim, conhecemos a história dos indíos Taínos, que eram tão benevolentes que lutavam com espadas de madeira, para não matar seus adversários e a civilização Asteca, responsável pela criação do basquete, ironicamente um dos esportes mais praticado nos EUA. É claro que John faz muitas relações com o momento atual, já que ele afirma que Colombo foi o Donald Trump do Novo Mundo. É nessa busca pela história real da América que ele dá uma injeção na autoestima do filho, que sofre na escola por ser latino e que aprendeu que toda vez que os valentões da escola o perguntarem “Porque você não volta para o seu país?” a resposta correta é “Porque nós chegamos aqui primeiro, idiota”.

 
Vanessa Gonzaga é repórter do Brasil de Fato PE

Edição: Monyse Ravenna