Homofobia no gramado

Jogo entre Vasco e São Paulo é paralisado por mensagens homofóbicas da torcida

Clube carioca pode ser punido em três pontos na tabela de classificação da Série A

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Clube vascaíno venceu por 2 a 0, mas os insultos dos torcedores colocam em risco os pontos garantidos
Clube vascaíno venceu por 2 a 0, mas os insultos dos torcedores colocam em risco os pontos garantidos - Thiago Ribeiro/CBF

No último domingo (25), durante jogo do Vasco e São Paulo pela 16ª rodada da Série A do Brasileirão, a partida foi interrompida pelo árbitro da partida, que informou ao delegado do confronto e aos capitães dos times sobre os gritos homofóbicos vindos da torcida vascaína. 
O alerta veio acompanhado de um pedido para que os gritos ofensivos parassem. Caso seja punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Alvinegro poderá perder 3 pontos e ser multado. A diretoria do Vasco emitiu uma nota se manifestando contra a homofobia em campo e resgatando o histórico de lutas do time. Que fique o exemplo às demais torcidas, contra o preconceito no esporte!

Confira a nota completa:

Em relação ao episódio registrado na partida deste domingo (25/08) contra o São Paulo, o Club de Regatas Vasco da Gama lamenta e repudia qualquer canto ou manifestação de caráter homofóbico por parte de alguns de seus torcedores. Da mesma forma, a Diretoria Administrativa do Clube manifesta seu pedido de desculpas a todos que, corretamente, se sentiram ofendidos por este comportamento.
O combate a este tipo de postura – iniciado ainda em campo, quando o técnico Vanderlei Luxemburgo, os jogadores, parte da torcida e o próprio Vasco da Gama, através do sistema de som do estádio, clamaram para que os gritos cessassem – não deve ser motivado pelo receio de punição desportiva (perda de pontos), mas, sim, por uma questão de cidadania e respeito ao próximo e cumprimento da lei. Preconceito é crime. E se existe um Clube no Brasil historicamente habituado a levantar a voz contra qualquer tipo de discriminação este é o Vasco da Gama, dono da história mais bonita do futebol. Assim foi com a resposta histórica de 1924; assim é com os cantos que o torcedor vascaíno entoa orgulhosamente na arquibancada enaltecendo a luta do Clube a favor de negros e operários.
A plateia de um estádio de futebol e a sociedade de maneira geral passam por um processo de aprendizado e conscientização necessário para que atos de preconceito fiquem no passado – um triste passado, diga-se. A Diretoria Administrativa do Club de Regatas Vasco da Gama compromete-se em promover ações educativas neste sentido junto ao seu torcedor, certa de que encontrará em cada vascaíno um aliado no combate a qualquer tipo de discriminação. O Vasco é a casa de todos. 
Diretoria Administrativa

Edição: Marcos Barbosa