Paraíba

VISIBILIDADE

IV Encontro de Mulheres Lésbicas e Bissexuais acontece este final de semana em JP

Momento é para trocar experiências e reafirmar à luta pela cidadania

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
O encontro é promovido pelo Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria.
O encontro é promovido pelo Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria. - Reprodução

Com o tema “Eu também sou cidadã”: No combate a LBTfobia, contra o racismo e pela Democracia,  o IV Encontro Estadual de Mulheres Lésbicas e Bissexuais da Paraíba vai acontecer neste final de semana em João Pessoa – PB. Durante os dias 30, 31 de agosto e 01 de setembro, cerca de 100 mulheres de 15 municípios paraibanos e quatro convidadas de outros estados, se reunirão para discutir direitos, cidadania e trocar experiências.

O encontro é promovido pelo Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria, entidade existente desde 2002, que vem trabalhando a autoestima das mulheres e buscando melhorar sua qualidade de vida, conscientizando a sociedade do direito à liberdade sobre a orientação sexual e combatendo qualquer LBTfobia, racismo, machismo e sexismo. No evento, os diálogos formativos serão o ponto chave na formulação de debates construtivos, considerando a troca de vivências como efetivação no fortalecimento e autoconhecimento, provocando coletivamente mudanças sociais a partir dessas trocas. 

Segundo Crys Pereira, uma das organizadoras do evento, o encontro ocorre a cada dois anos. “É uma demanda nossa de reunir sempre essas mulheres, pra formar novas lideranças para estarem atuando no interior da Paraíba. Fazer um encontro de formação política, de fortalecimento de mulheres lésbicas e bissexuais, de sabermos que estão não estamos sozinhas, que caminhamos juntas. Um momento de acolhida, de troca social e emocional entre nós”.

Em um momento de retrocessos e aumento do conservadorismo no país esse encontro será fundamental para “lutar por dias melhores, garantias de direito, uma vez que direitos conquistados têm sido colocados como coisas sem importância”, de acordo com Crys. Por isso, a perspectiva é bastante positiva: “um encontro forte em termos de aliança para nós mulheres da Paraíba e dos outros estados que virão também. Um encontro para agregar, juntar, unir as mulheres com um propósito: lutar contra os retrocessos que ocorrendo. O encontro vai servir pra gente afirmar e reafirmar nossa existência”, ressalta.    

O IV Encontro Estadual de Mulheres Lésbicas e Bissexuais da Paraíba conta  com a parceria da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Fórum de Mulheres da UFPB, Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), CANDACE (Rede Nacional de Mulheres Negras, Lésbicas e Bissexuais Independentes), Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraiba, SLAM Paraíba, Maracatu Baque Mulher,  com apoio do Governo de Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Saúde e Governo Municipal de João Pessoa, através da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e da Igualdade Racial, Secretaria de Educação, FUNJOPE, o Setorial LGBT Socialista,  os mandatos das deputadas Estela Bezerra e Cida Ramos, a ambientalista Paula Frassinete  e a Defensoria Pública da Paraíba. 
 

Edição: Heloisa de Sousa