Pernambuco

CARAVANA

No Recife, Haddad participa de ato em Casa Amarela

Manifestação tem início às 9h deste sábado (31), próximo ao mercado público;

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Sem palco, ato deve ter trio elétrico, lideranças locais e caminhada na feira pública;
Sem palco, ato deve ter trio elétrico, lideranças locais e caminhada na feira pública; - Ricardo Stuckert

Na manhã deste sábado (31) o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), participa de ato no bairro de Casa Amarela, zona norte do Recife. A manifestação é parte da "Caravana Lula Livre com Haddad", mote que tem levado o petista a rodar o Brasil. Atividades estão previstas para começar às 9h.

O ato foi pensado pelos "comitês Lula Livre", articulação que reúne a base petista promovendo atividades de denúncia contra a prisão política do ex-presidente. A partir das 9h haverá "bandeiraço", distribuição de adesivos, corpo a corpo com a população e coleta de assinaturas em defesa da liberdade de Lula.

Haddad, que foi candidato à Presidência da República em 2018, deve centrar seu discurso na defesa da Educação pública, alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro (PSL), e na defesa da Amazônia ante as queimadas, pauta que levou a uma mobilização internacional contra o atual presidente. Pesquisa do instituto MDA divulgada na segunda-feira (26) aponta que rejeição a Bolsonaro na região Nordeste já ultrapassa os 65%.

O PT Pernambuco afirma que não haverá palco, mas um trio elétrico em que lideranças devem discursar. A intenção é que Haddad consiga transitar no Mercado Público e na feira de Casa Amarela, mas os planos podem mudar, caso a quantidade de pessoas torne inviável o trânsito nesses espaços.

O ex-ministro deve chegar ao aeroporto do Recife por volta das 9h30, se dirigindo para Casa Amarela. Nesta sexta, Haddad realiza atividade em Fortaleza e, no domingo (1º), participa da manifestação SOS Transposição, em Monteiro, Paraíba.

Lideranças do campo progressista em Pernambuco devem participar. São esperadas as presenças do senador Humberto Costa, dos deputados federais Marília Arraes e Carlos Veras, dos deputados estaduais Teresa Leitão, Doriel Barros e Dulcicleide Amorim, assim como os vereadores do Recife João da Costa e Jairo Britto, todos do PT. Além deles, a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) e o deputado estadual João Paulo (PCdoB) também confirmaram presença. O prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara, ambos do PSB, não confirmam presença.

Edição: Marcos Barbosa