Rio Grande do Sul

CENSURA

Sindjors e Fenaj repudiam fechamento da exposição 'Independência em Risco' na Câmara

Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre fechou exposição de cartunistas gaúchos

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Sindicato repudia toda a atitude de censura
Sindicato repudia toda a atitude de censura - Foto: Tânia Meinerz/divulgação

A presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre determinou que os desenhos da exposição de cartuns e charges "Independência em Risco", inaugurada na segunda-feira (2), fossem retirados da frente do plenário da Casa. Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors ) e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam a medida, tomada em menos de 24 horas do lançamento da exposição. "A diretoria do Sindjors repudia toda atitude de censura, repressão ou cerceamento de trabalho de profissionais da imprensa, assim como defende a total liberdade de expressão e de atuação dos nossos colegas", diz o texto.

Confira a nota na íntegra:

Ato de censura na Câmara da capital gaúcha – NOTA OFICIAL

O Sindjors – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – e a Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas – repudiam, com veemência, a posição do vereador Valter Nagelstein (MDB) de impedir a permanência da exposição de cartuns “Independência em Risco”, que abriu na segunda-feira (02/09), na Câmara Municipal de Porto Alegre. Um dos trabalhos censurados é do ex-presidente do Sindjors e da Fenaj, Celso Augusto Schröder.

A solicitação do vereador emedebista à presidenta do Legislativo da capital, Mônica Leal (PP), imediatamente acatada por ela, é de clara censura e, por isso, absurda e inaceitável. A postura dos integrantes da mesa diretora do Legislativo municipal de Porto Alegre, que autorizaram a instalação e divulgação da mostra, vem ao encontro da cruzada liderada por Jair Bolsonaro, contra a imprensa e contra os profissionais que fazem humor. É usando lápis, pincéis e tintas, como arma contra o autoritarismo, a intolerância e a violência, que resiste o jornalismo de opinião.

A diretoria do Sindjors repudia toda atitude de censura, repressão ou cerceamento de trabalho de profissionais da imprensa, assim como defende a total liberdade de expressão e de atuação dos nossos colegas.

Diretoria do Sindjors e da FENAJ

Exposição, inaugurada ontem, foi recolhida hoje (2) | Foto: Stela Pastore/divulgação 

 

Edição: Marcelo Ferreira