Minas Gerais

Cultura Popular

Festival de corais abre temporada em Minas Gerais

A abertura acontece no dia 13 de setembro, na cidade de Jequitibá, com apresentação de bandas, orquestras e grupos

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

Atividades acontecem em 80 locais de 20 cidades mineiras
Atividades acontecem em 80 locais de 20 cidades mineiras - Foto: Jonathas Nascimento

A temporada de diversos shows de corais, bandas, congados, orquestras, grupos musicais indígenas e quilombolas está começando em Minas Gerais. A abertura oficial do Festival Internacional de Corais, Bandas e Congados (FIC) acontece no dia 13 de setembro, junto ao 31º Festival de Folclore de Jequitibá, cidade a aproximadamente 110 km da capital mineira. A cidade é conhecida como a capital mineira do folclore. Até o dia 24  de dezembro, as festas acontecem em 80 locais de 20 cidades mineiras, com exceção da aldeia Guarani localizada em Ubatuba (SP).
Desde 2003 o FIC é realizado initerruptamente. Lindomar Gomes, idealizador do evento, conta que o festival busca homenagear algum ícone, movimento ou artista que é importante para a cultura brasileira. Por exemplo, já foram temas Ary Barroso, Clube da Esquina, Chico Buarque, a bossa nova e os povos indígenas. Neste ano, o FIC homenageia os povos negros. 
“Os povos negros e indígenas são os pilares da cultura brasileira. Todos nós bebemos, comemos, vivemos a cultura negra. E temos uma dívida impagável com os negros, afinal de contas, foram mais de 300 anos de escravidão, e os negros ainda não estão libertos totalmente”, discute.
Programação 
O Festival acontece em Jequitibá entre os dias 13 a 15 de setembro e possui uma programação extensa. Além das apresentações das bandas, congados e grupos musicais, haverá festival gastronômico, oficinas, folia de reis, rodas de conversa, exposição de artesanato e shows. 
Entre os destaques, Rubinho do Vale, Pereira da Viola, Celso Moretti, Chama Chuva e o artista africano Mamour Ba & African Vozes. Um coral de 500 crianças das escolas públicas de Jequitibá, inclusive três da zona rural, também é destaque na programação do evento. 
Atividade em BH
No dia 17 de setembro, o Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu) recebe o coral chileno Cantoría Popular de Mujeres El Bosque. A apresentação começa às 19h. 
 

Edição: Elis Almeida