Pernambuco

Normandia

Centro Paulo Freire: Despejo previsto para hoje (10) é suspenso

Reintegração não pode acontecer enquanto Incra não se manifestar sobre audiência de conciliação, no prazo de 30 dias

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Acampamento em defesa do Centro Paulo Freire foi erguido em Normandia (Caruaru/PE)
Acampamento em defesa do Centro Paulo Freire foi erguido em Normandia (Caruaru/PE) - Matheus Alves

Na manhã desta quinta-feira (10), o Juiz Titular da 24ª Vara Federal de Pernambuco Tiago Antunes de Aguiar decidiu que, dentro do prazo de 30 dias dado ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para se manifestar sobre a possibilidade de conciliação no processo que envolve o Centro de Formação Paulo Freire, não poderá ser cumprido nenhuma reintegração em curso. 
Diante dessa decisão, foi suspensa a determinação de que deveria ser desocupada, até a data de hoje, a área de 15 hectares em litígio no Assentamento Normandia, em Caruaru. Na última sexta-feira (04), foi concedido o prazo de até 30 dias para que o Incra se posicione quanto ao interesse em uma audiência de conciliação, que se encerra em quatro de novembro. 
De acordo com Paulo Mansan, integrante da Direção Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Pernambuco, “a nova decisão da Justiça pode ser considerada mais uma vitória do movimento em defesa do Centro Paulo Freire, que seguirá resistindo com atividades em Normandia”.

Edição: Monyse Ravena