Pernambuco

INFÂNCIA

No Dia das Crianças, Aguerézinho sugere experiências ao invés de presentes

Programação contará com atividades gratuitas e acessíveis para pessoas com deficiência

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Além da contação de histórias, evento terá oficinas de turbantes e abayomys
Além da contação de histórias, evento terá oficinas de turbantes e abayomys - Thamyres Oliveira

Neste sábado (12), a programação para o Dia das Crianças no Museu da Abolição vai festejar a infância, os mitos e convivências afro-brasileiras com uma tarde de atividades lúdicas. O evento Aguerézinho - O festejo dos contos, idealizado e realizado pela contadora de histórias e pedagoga Kemla Baptista, acontece a partir das 13h, no Museu da Abolição, bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. A primeira edição do Aguerézinho aconteceu no Museu da Abolição, em outubro de 2018, para celebrar os 10 anos do Caçando Estórias, uma iniciativa de educação para a diversidade que convida as crianças para desbravar o universo das tradições afro-brasileiras.
A proposta vai de encontro a ideia comercial da data, invertendo a lógica consumista e a excessiva compra de brinquedos pelo compartilhamento de experiências, afetos e histórias. Nesta edição do evento, o Aguerézinho fará homenagens à ancestralidade feminina africana e à contribuição das mulheres nas tradições orais afro-brasileiras e na literatura infantil com o livro “Omo Obá: Histórias de princesas”, escrito por Kiusam de Oliveira, que completa 10 anos de publicação da obra que recuperou os mitos de orixás femininos como princesas e os apresentou para as crianças. Kiusam dividirá o palco com Kemla para contar as histórias do livro.
No Aguerézinho, além de ouvir histórias, as crianças fazem apresentações artísticas, conhecem brincadeiras tradicionais africanas e vivenciam diversas atividades lúdicas com a proposta de agregar e incluir, já que a programação será acessível à pessoa surda, pois contará com tradutores em Língua Brasileira de Sinais (Libras). "O projeto acredita no poder transformador da autoestima, no protagonismo infantil, respeito às diferenças, cooperação, afeto e confiança. E isto se expressa nas vivências criativas evento", afirma Kemla Baptista. 
Outra atividade realizada será o "Pé de livros". Sob a sombra dos baobás do jardim do Museu da Abolição, o público conhece obras que exaltam afro-brasilidades que, ao final do evento, são doadas ao acervo da Ludoteca do museu e à biblioteca do grupo Encantinho do Pina, que também é um dos convidados. Fundado em 2013 como baque mirim da Nação do Maracatu Encanto do Pina, o grupo oferece atividades educativas e artísticas no bairro da Zona Sul do Recife. 
Haverá também um circuito de vivências de Capoeira Angola, com a contramestra Gaby Conde; yoga, com Vida Rodrigues; turbantes e pintura corporal, com Luh Silva; tranças e penteados africanos com Lílian Mendonça; percussão corporal, com Fábio Curió; confecção de bonecas abayomy; pintura, desenho criativo e modelagem na argila. Para quem quiser saber detalhes e horários da atividade da programação, é só acompanhar a conta no Instagram do Caçando Estórias, o @cacandoestorias.

Edição: Monyse Ravenna