Minas Gerais

ATLETISMO

Ela mudou as regras da Nike

Allyson Felix não só conquistou medalhas, conquistou também o direito à maternidade

Belo Horizonte |
A recordista internacional superou o consagrado ex-velocista jamaicano Usain Bolt
A recordista internacional superou o consagrado ex-velocista jamaicano Usain Bolt - Reprodução

Na primeira semana deste mês, várias manchetes de jornais no Brasil e no mundo traziam a notícia da conquista de 12 medalhas de ouro pela americana Allyson Felix no Campeonato Mundial de Atletismo. Porém, este não é o único feito inédito e de repercussão internacional da atleta, já que ela expôs a empresa que a patrocinava e o machismo sofrido durante o processo de negociação de sua renovação de contrato quando estava grávida.

As regras da empresa mudaram, mas isso aconteceu depois da denúncia feita pela atleta na mídia americana sobre a oferta da Nike de redução de 70% do valor de seu contrato, em decorrência da gravidez. Allysson perdeu o patrocínio, mas após 10 meses da gestação de sua primeira filha, Cammy, a norte-americana de 33 anos derrubou a marca de 11 medalhas de ouro em mundiais, registrada em 2013.

O desempenho da recordista internacional, que superou o consagrado ex-velocista jamaicano Usain Bolt, demonstrou não apenas o árduo trabalho da atleta, mas também a importância da luta das mulheres no esporte de alto rendimento por melhores salários, por visibilidade e reconhecimento na mídia e pelo enfrentamento do preconceito em relação à maternidade no mundo esportivo. Sigamos juntas!

Edição: Joana Tavares