Rio Grande do Sul

LULA LIVRE

Lula Day comemora aniversário e denuncia prisão política de Lula neste domingo (27)

Em Porto Alegre, bolo de aniversário e parabéns acontecem na Orla do Guaíba, próximo ao Gasômetro, a partir das 15h

Brasil de Fato |
Eventos serão realizados em diversas cidades do Brasil e de outros países ao redor do mundo
Eventos serão realizados em diversas cidades do Brasil e de outros países ao redor do mundo - Arte: Fernando Carvall

Brasileiros e brasileiras em todo o país vão às ruas, neste fim de semana, para exigir a anulação das condenações de Lula e celebrar o 74º aniversário do ex-presidente, a ser comemorado no domingo (27). Batizado de “Lula Day”, em referência ao “Mandela Day” - atividade similar que acontece todo 18 de julho em comemoração à data de nascimento do líder sul-africano Nelson Mandela - o evento será realizado também no exterior, em países como França, Estados Unidos, Portugal e Argentina.

Em Porto Alegre, a CUT, a CTB, partidos, coletivos e movimentos Lula Livre de Porto Alegre farão uma concentração na Orla do Guaíba, a partir das 15 horas, para comemorar o aniversário e defender a soltura imediata do ex-presidente. Depois, às 16 horas, haverá bolo com velinhas e canto de parabéns. Também estão previstas apresentações culturais e muito diálogo com a população. Segundo a organização, o objetivo do “Lula Day” não é só o de reafirmar a inocência do ex-presidente, preso político há quase 600 dias, e pedir sua libertação, mas também de difundir sua luta pela inclusão e a igualdade social.

Aniversário de Lula

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu no dia 27 de outubro de 1945, em Caetés, que até 1964 era distrito de Garanhuns, no interior de Pernambuco. Sétimo filho de Aristides e Eurídice (a Dona Lindú), veio com a mãe e os irmãos para o litoral paulista em 1952, quando foi, de fato “registrado”, mas por um equívoco no cartório, sua data de nascimento acabou sendo diferente no registro: 6 de outubro.

Em entrevista à TVT, José Ferreira de Melo, o Frei Chico, irmão mais velho de Lula contou que, na época, dadas as dificuldades de locomoção, as crianças eram registradas apenas de tempos em tempos. Enquanto isso usavam o que se chamava de batistério, documento que comprova a execução do sacramento do batismo católico, onde constava data de nascimento e local.

Foi com este documento que as crianças da família Silva viajaram de Pernambuco para Vicente de Carvalho, distrito do Guarujá. A viagem de pau-de-arara durou 13 dias. E foi no estado de São Paulo que os documentos oficiais foram providenciados.

Dina Lindú decidiu manter a tradição, parabenizando o filho todos os anos no dia 27 de outubro.

* Com informações da CUT-RS e do Comitê Lula Livre

 


 

Edição: Marcelo Ferreira