Paraíba

NOVEMBRO NEGRO

Sandra Belê e Grupo Bongar farão show no Teatro de Arena

A programação faz parte do “Novembro Negro: Compromisso com a Igualdade Racial” do Governo da Paraíba

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Na programação tem: Exposição, Roda de Diálogo com a atriz Zezé Mota, espetáculo, música e contação de história
Na programação tem: Exposição, Roda de Diálogo com a atriz Zezé Mota, espetáculo, música e contação de história - Card

A cantora paraibana Sandra Belê e o grupo pernambucano Bongar se apresentam no Teatro de Arena da Fundação Espaço Cultural (FUNESC) nesta quinta-feira, a partir das 20h, com entrada gratuita. O evento faz parte da programação do Novembro Negro, que tem como o tema “Compromisso com a Igualdade Racial”, promovido pela Secretaria da Mulher e Diversidade Humana do Governo do Estado da Paraíba.

Sandra Belê é uma das vozes mais marcantes da cena musical paraibana. Nascida no município de Zabelê, no cariri do estado, niciou sua carreira em 1998, e já inclui em seu currículo extensa participação como atriz e cantora: microssérie exibida pela Rede Globo, “A Pedra do Reino”, o recebimento do Troféu Gonzagão, o recebimento do prêmio Mulher Forte Anayde Beiriz e o show de encerramento da Semana José Lins do Rego em que cantou com Dominguinhos e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.

O Grupo Bongar é composto por ogãs do Terreiro Xambá, reunindo os festejos tradicionais do terreiro Xambá, local sagrado do culto aos Orixás e Eguns, no Portão do Gelo, em Olinda (PE). Os integrantes grupo são parentes e familiares, que transformaram o brinquedo de seus ancestrais em um novo caminho para o reconhecimento das raízes negras e indígenas do povo de terreiro. Suas palavras palavras-chave são arte, espiritualidade e ritmo forte. O grupo já participou de grandes festivais e eventos dentro e fora do Brasil. Além da música, trabalha a questão social com atividades em seu Centro Cultural Grupo Bongar – Nação Xambá, onde oferece oficinas de percussão, capoeira, canto, violão, trabalhando a temática afro-brasileira. Bongar já tem cinco CDs lançados: 29 de junho (2006); Chão Batido Coco Pisado (2009); Festa de Terreiro (2014); Samba de Gira (junho de 2016), e Ogum Iê! (2017) e um DVD “Festa de Terreiro” (2014).
Confira a programação completa em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras:

Edição: Cida Alves