Pernambuco

FUTEBOL AMERICANO

Pernambuco briga por mais uma vaga na divisão principal da BFA

Três equipes pernambucanas jogam este fim de semana pelas semifinais da divisão de acesso

Brasil de Fato | Recife (PE) |
 Entre as dez equipes nordestinas que jogam a divisão de acesso ao Campeonato Brasileiro de Futebol Americano (BFA), quatro são de PE
Entre as dez equipes nordestinas que jogam a divisão de acesso ao Campeonato Brasileiro de Futebol Americano (BFA), quatro são de PE - Recife Apaches/Reprodução

Entre as dez equipes nordestinas que este ano jogam a divisão de acesso ao Campeonato Brasileiro de Futebol Americano (BFA), quatro são pernambucanas. Dessas, três chegaram às semifinais da competição, confirmando Pernambuco no posto de estado mais estruturado da região nesse esporte. Outra característica é a competitividade entre as regiões do estado, já que os semifinalistas são Recife Apaches, Caruaru Wolves e Petrolina Carrancas. Apenas o campeão ganha vaga na BFA.

O primeiro finalista do Nordeste na divisão de acesso será conhecido este fim de semana, quando ocorrem a primeira semifinal. Neste domingo, às 14h, entram em campo Recife Apaches e São Luís Sharks (MA). O duelo acontece no Estádio Grito da República, no bairro de Rio Doce, Olinda. Os ingressos custam R$10 e podem ser adquiridos antecipadamente com os atletas do Apaches e, no dia da partida, também no local do jogo. Na primeira fase o Apaches fez 3 jogos, vencendo todos; enquanto os Sharks jogaram 4 vezes, com 3 vitórias e 1 derrota.

A outra semifinal é entre dois pernambucanos. Petrolina Carrancas e Caruaru Wolves se enfrentam no sábado 30 de novembro, às 17h, no Estádio Paulo Coelho, Petrolina. Os ingressos custam R$10 e estão à venda na MDS Idiomas e na loja Vale Ingresso, ambos no centro da cidade. As entradas também podem ser adquiridas junto aos atletas do Carrancas. Na primeira fase a equipe sertaneja venceu seus quatro jogos, campanha similar à dos Lobos caruaruenses, que para garantirem a vaga nas semifinais ainda precisaram bater o Maceió Marechais (16 x 0) num duelo mata-mata em Caruaru.

O quarto pernambucano na divisão de acesso é o "time de base" ou de desenvolvimento do Mariners. O time foi derrotado nos quatro jogos que disputou. Já a equipe principal do Marines, a mais forte de Pernambuco, chegou em mais uma final da Conferência Nordeste da divisão principal da BFA. Após se classificar como líder da primeira fase, superou os Bulls Potiguares (RN) na semifinal, mas caiu diante do João Pessoa Espectros (PB), agora eneacampeão nordestino. Outro pernambucano na divisão principal da BFA é o Santa Cruz Pirates, do Recife, que na última rodada conseguiu escapar do rebaixamento.

Edição: Marcos Barbosa