Rio Grande do Sul

SINDICALISMO

CUT-RS elege nova diretoria em momento histórico desafiador

Chapa de unidade foi eleita no sábado (23), durante o 15º Congresso Estadual da CUT-RS

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Tema do 15º CECUT-RS foi "Congresso Lula Livre e Inocente – Emprego, Direitos, Soberania e Democracia"
Tema do 15º CECUT-RS foi "Congresso Lula Livre e Inocente – Emprego, Direitos, Soberania e Democracia" - Fotos: Marcos Perez

“Gestão horizontalizada, que priorize as entidades de base, o fortalecimento das regionais e o debate aberto com as federações e com as entidades que têm boas experiências de gestão, de práticas de organização por local de trabalho e de luta para oferecer e compartilhar”. Assim falou o novo presidente da Central Única dos Trabalhadores do RS (CUT-RS), Amarildo Cenci, sobre a gestão da chapa de unidade que foi eleita durante o 15º Congresso Estadual da CUT do Rio Grande do Sul (CECUT-RS). Com o tema ‘Congresso Lula Livre e Inocente – Emprego, Direitos, Soberania e Democracia’, o evento foi realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no Salão Cibai – Migrações, ao lado da igreja da Pompeia, em Porto Alegre.

O 15º CECUT-RS ocorreu após o 13º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), que foi realizado entre os dias 7 e 10 de outubro, na Praia Grande, litoral de São Paulo. 241 delegados e delegadas do campo e da cidade participaram do congresso estadual, dos setores público e privado, além de observadores e convidados. Além da eleição e da apresentação das resoluções nacionais, foram realizados debates sobre a conjuntura gaúcha e aprovadas estratégias, resoluções de atualização do projeto organizativo e plano de lutas.

Amarildo, que é também diretor do Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro-RS), assume o cargo que foi exercido nos últimos sete anos pelo metalúrgico Claudir Nespolo, que é o novo secretário de Organização e Política Sindical da CUT-RS. O presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, Everton Gimenis, foi eleito vice-presidente da CUT-RS. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Gravataí (SPMG), Vitalina Gonçalves, que exerceu dois mandatos como secretária de Administração e Finanças, é a nova secretária-geral da entidade. O sapateiro Antônio Güntzel, que era o secretário de Relações de Trabalho, é o novo secretário de Administração e Finanças da CUT-RS.

Ao transferir o cargo, Nespolo destacou que a chapa da nova direção foi montada por consenso e que “Amarildo pega a CUT com um timaço e uma plataforma extraordinária de ação atualizada”. Para ele, “a CUT vai continuar cumprindo o seu papel, junto com as outras centrais, junto com os partidos, no pior momento da conjuntura, mas logo ali na frente vai recolocar as coisas no lugar, pois essa é a luta da classe trabalhadora”.

Claudir e Amarildo 

Ao tomar posse, Amarildo destacou o atual momento desafiador para a classe trabalhadora. “A conjuntura exige de nós sermos militantes dispostos e convictos do nosso projeto, mas abertos e lutadores para conquistar uma parte da sociedade brasileira que ainda não entendeu que estes ultraneoliberais vieram para destruir a nossa vida, vender o nosso país e acabar com os nossos direitos”, alertou.

O novo presidente da CUT-RS defendeu “um país soberano, livre, não privatizado e uma sociedade com direitos, democrática e livre no seu pensar, no seu agir e coletivamente solidária”. Ele apontou anda que é preciso “ganhar novos sindicatos e trazer o CPERS de volta” e ressaltou que “Lula está aí para nos ajudar, não só livre, mas temos que lutar pela sua inocência”.

* Com informações da CUT-RS

Edição: Marcelo Ferreira