Pernambuco

DIREITOS

Ocupe Passarinho discute moradia, transporte e outros serviços para bairro do Recife

Ação acontece neste sábado (07), a partir das 9h da manhã, em Passarinho

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Ocupe Passarinho acontece anualmente
O Ocupe Passarinho acontece anualmente - Emanuela Castro, assessoria de comunicação da Casa da Mulher do Nordeste

O bairro do Passarinho, localizado na Zona Norte do Recife e com limites com os municípios de Olinda e Paulista, forma um tecido urbano bastante complexo. Com mais de 406 hectares de extensão e composto por uma reserva de Mata Atlântica, a comunidade tem mais de 20 mil  habitantes e diversos problemas estruturadores. Para alertar o poder público sobre a existência destas dificuldades, moradores e movimentos sociais se uniram para debater sobre o bairro. 

Inspirados no movimento Ocupe Estelita, protagonizado por estudantes e intelectuais do Recife no combate ao Projeto Novo Recife, no Cais José Estelita, o Ocupe Passarinho, é um evento que discute uma pauta extensa para o bairro, como o direito à moradia, o reforço no transporte público, a melhoria na iluminação pública, melhor atendimento nos postos de saúde, instalação de creches e de espaços de lazer e a conservação da mata e do rio que corta a comunidade. 

Todas estas reivindicações estão reunidas no documento que chama “Carta de Passarinho”, que foi originalmente redigida durante o primeiro ato Ocupe Passarinho, em outubro de 2015, e apresentado ao poder público no mês seguinte, durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores do Recife, mas que também se repete anualmente. Eis que a Carta e, por consequência o Ocupe Passarinho, chega em sua 4ª edição, sem muitas alterações nos conteúdos, já que o bairro ainda não foi atendido pelas políticas necessárias. “A comunidade continua invisível para o poder público, mas estamos aqui para mostrar que somos organizadas. A falta de políticas públicas é nosso principal problema, e em todos os campos”, ressalta Ediclea Santos, que é uma liderança local e que mobiliza mulheres na comunidade.

O evento, Ocupe Passarinho, acontece neste sábado (07), a partir das 9h da manhã, em Passarinho, Zona Norte de Recife.  A programação conta com diversas atividades que serão realizadas a partir das 9h nos espaços da sede do Grupo Espaço Mulher e na praça do antigo terminal do micro-ônibus de Passarinho. Beleza negra, corte de cabelo, design de sobrancelhas, oficinas, contação de histórias para as crianças, feira de artesanato e produtos agroecológicos, serão realizadas pela manhã. A partir das 15h, haverá apresentações culturais, bingo e batucada feminista.

 A ação conta com o apoio de organizações e movimentos sociais como a Casa da Mulher do Nordeste, Fórum de Mulheres de Pernambuco, a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Núcleo Jurema - UFRPE, NEPPAG – UFPE, Fase, Movimenta Cineclubes e Org. Popular, Bora, e apoio da OAK Foundation.

Edição: Marcos Barbosa