Pernambuco

PERFIL

Fé e luta no Morro: Conheça a história de Helena Lopes

A pernambucana foi uma das lideranças contrárias a expulsão de D. Helder Câmara e Padre Reginaldo durante a ditadura

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Grades que cercam imagem da santa foram colocadas na época da mobilização contra expulsão do Padre Reginaldo
Grades que cercam imagem da santa foram colocadas na época da mobilização contra expulsão do Padre Reginaldo - Andrea Rêgo Barros

Se a história da Festa do Morro da Conceição já é conhecida e celebrada por milhares de pessoas há 115 anos no Recife, pouco se sabe sobre as histórias de fé e luta que rodeiam a Paróquia da santa e ajudam a remontar o passado do morro. Uma das personagens desse enredo é Helena Lopes. Nascida em Buenos Aires, na zona da mata, a sua vida no Recife começa em Casa Amarela, mas logo depois ela e a família se mudam para o Morro da Conceição, onde vive há cerca de 60 anos. 
Criada na tradição católica, Helena fazia parte das pastorais sociais da igreja e das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), que faziam oposição à ditadura militar e eram organizadas na cidade pelo então Arcebispo Dom Helder Câmara, com o apoio de mais 11 padres que se identificavam com a Teologia da Libertação, como Reginaldo Veloso, que coordenava a Paróquia do Morro da Conceição. 
Em dezembro de 1989, dois dias após a Festa de Nossa Senhora da Conceição, o padre Reginaldo foi afastado da Paróquia pelo Arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho, que sucedeu D. Helder na Arquidiocese, após anos de perseguição e censura pelos militares. A comunidade, assim que soube do afastamento, reagiu, como recorda Helena: “Num dia, o manto de Nossa Senhora amanheceu com uma faixa onde dizia ‘Mãe, seu povo não chora, luta!’ e na porta da igreja apareceu uma faixa preta escrito ‘Por uma igreja que nasce da força do Espírito no meio do povo’”, recorda. Por causa das faixas é que foram colocadas as grades em torno da imagem de Nossa Senhora da Conceição, que estão lá até hoje.

Helena segue até hoje fazendo trabalho social e religioso no Morro. Foto: Arquivo Pessoal


“A comunidade fez muita coisa. A chave da igreja desapareceu, e ninguém sabia quem estava com a chave. Quando vieram arrombar as portas da igreja, nós fizemos uma vigília de três dias lá na porta”. Por estarem na frente da mobilização, a polícia definiu que os principais suspeitos de esconderem com a chave eram Helena, Josenildo, um outro membro da igreja, e o próprio Reginaldo “Eles vieram atrás da gente buscar, mas a chave não apareceu. Algumas vezes eu precisava sair do bairro por isso, até mesmo durante a Festa do Morro, mas toda vez que precisavam de algo era a nós três que as pessoas procuravam”.
A mobilização foi tão grande que a igreja decidiu boicotar os fiéis, que não se renderam “Quando eles [a polícia] conseguiram abrir a igreja, o pessoal não ia, a gente fazia a celebração na rua. Com isso, os padres foram proibidos de celebrar a missa aqui, e nós, os leigos, assumimos a responsabilidade”. Além das ações no bairro, os moradores também organizaram uma passeata com mais de duas mil pessoas em protesto à expulsão do padre, que seguiu do centro a cidade e foi até a Cúria, onde os bispos moravam, para pedir o retorno de Reginaldo à Paróquia do Morro. A luta rendeu frutos e até hoje o padre coordena três comunidades eclesiais de base, assessora movimentos populares e compõe a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. 
Já Helena, que rejeita o posto de liderança, segue fazendo um trabalho social e religioso no Morro, acreditando no poder da fé e da ação para dar voz aos mais pobres “Eu não vejo um Deus distante. Oração já diz: Orar, pedir a Deus, mas tem que ter ação. A vida da gente é completada com a vida das outras pessoas. Deus nos dá força e coragem para lutar para transformar esse mundo no melhor”, projeta.

Edição: Marcos Barbosa