Rio Grande do Sul

LANÇAMENTO

Brasil de Fato Humor chega às ruas e internet com irreverência e crítica social

Edição especial realizada em parceria com Grafistas Associados do RS traz entrevista com Veríssimo, charges e muito mais

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Venha celebrar com riso o fim de um ano bizarro
Venha celebrar com riso o fim de um ano bizarro - Divulgação

A irreverência tomou conta do Brasil de Fato na sua histórica edição Humor, lançada neste final de 2019, convidando os leitores a celebrar com riso o fim de um ano bizarro. Em suas 20 páginas, quatro são dedicadas à entrevista com o maior cronista vivo do Brasil, Luis Fernando Veríssimo, que solta o verbo e trata de Bolsonaro, seus filhos, seu ministério inacreditável, seu condomínio barra pesada, mídia, terra plana, redes sociais, militares, Deus, sexo e muito mais.

O jornal também traz uma linha do tempo que percorre a longa jornada do país noite adentro. São mais quatro páginas, ilustradas com cartuns, mostrando o assalto ao poder pela direita ensaiado desde o Mensalão, passando pelo golpe de 2016, a exclusão de Lula da disputa presidencial de 2018 e a eleição de Bolsonaro. A edição vem recheada também com o Bolsonário e o Diciomoro, o consultório sentimental da Mãe Milícia e páginas temáticas onde o processo de destruição nacional, em várias frentes, está documentado com textos e charges, entre outras.

O Brasil de Fato Humor resulta de uma parceria entre a edição gaúcha e a Grafar, a Grafistas Associados do RS, uma entidade que reúne craques do humor gráfico gaúcho e brasileiro. Para esta edição, a Grafar, além de convocar o seu supertime, chamou feras do cartum de todo o país, entre eles Laerte, Jota Camelo, Latuff. Tornou-se um mutirão do riso com veia crítica.

:: Clique aqui para ler o Brasil de Fato Humor ::

O que você vai encontrar nesta edição:

💬 VERÍSSIMO | O maior cronista brasileiro vivo em quatro páginas respondendo a 40 perguntas afiadas com respostas não menos afiadas.  Na sua mais longa entrevista, Veríssimo fala sobre esquerda, militares, democracia, Deus, sexo e, principalmente, sobre a mescla de loucura, burrice e violência vigente na Esplanada dos Ministérios e que se espalhou pelo país. Sempre com humor crítico e refinado.

🕳 O POÇO SEM FUNDO | Também em quatro páginas, uma linha do tempo explica como fomos, cada vez mais e em meio a tantas arapucas, mergulhando no abismo atual. Vai do Mensalão à ascensão da ultradireita de Bolsonaro.  Tudo ilustrado, passo a passo, pelos maiores cartunistas do Brasil. 

🔎 RADIOGRAFIA | Cinco páginas radiografam a gestão Bolsonaro na economia, meio- ambiente, direitos humanos e outros campos, com textos e cartuns.

📙 BOLSONÁRIO | O primeiro dicionário do bolsonarismo, ambiente no qual as palavras passam a ser escritas e pronunciadas de maneira bizarra ou perdem totalmente seu significado original. Aprovado pela ABL, a Academia Brasileira de Laranjas.

🛠 DESMANCHE | Na Oficina de Desmanche do Seu Jair, a comparação entre as oficinas de desmanche de carros espalhadas pelo país e a devastação e desmembramento do Brasil. Tudo com fartas ilustrações das feras do cartum nacional.

📓 DICIOMORO | Outro dicionário. Aqui um punhado de frases que Sergio Moro não disse mas que poderia perfeitamente ter dito. 

🔮 MÃE MILÍCIA | A vidente que usa bola de cristal plana, faz arminha e carrega metralhadora manda bala nos clientes de seu consultório sentimental.

🏢 CONDOMÍNIO | Uma crônica de Veríssimo descreve de modo hilariante o condomínio onde vive a família Bolsonaro e seus amigos barra pesadíssima.

💌 CARTAS | Nesta seção, notáveis figuras como Adolf Hitler e Olavo de Carvalho dirigem-se ao jornal para espinafrá-lo.

😳 PERDÃO, LEITORES | Num final apoteótico, os editores se desculpam perante seu leitorado por não terem tido tempo e páginas para esculhambar segmentos e figuras que tem a cara do Brasil atual.

Edição: Marcelo Ferreira