Pernambuco

SINDICAL

Com a suspensão das demissões, servidores da Dataprev encerram greve em Pernambuco

Ato e Assembleia nesta quarta decidiram por retorno às atividades, mas estado de greve se mantém durante negociação

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Ato público em frente ao prédio do INSS da Avenida Mário Melo, no Recife - Diva Braga

Na manhã desta quarta (05), os trabalhadores e trabalhadoras do Dataprev ligados ao Sindicato dos Trabalhadores de Processamento de Dados, Informática e Tecnologia da Informação do Estado de Pernambuco (Sindpd PE) fizeram um ato público em frente ao prédio do INSS da Avenida Mário Melo, no Recife. Cerca de 100 trabalhadores estiveram presentes, além de dirigentes de outras categorias, a diretoria da Central Única dos Trabalhadores (CUT PE) e parlamentares. 

 Os trabalhadores entraram em greve no dia 23 de janeiro. A pauta principal é barrar a privatização de 20 unidades estaduais do Dataprev, movimentação feita a partir do governo federal, que pretende privatizar dezenas de estatais. Além disso, os trabalhadores buscam a manutenção dos postos de trabalho, já que com a venda da empresa, cerca de 500 postos deixariam de existir. Desde o início da greve, audiências e assembleias deram visibilidade a greve, como o apoio do governador Paulo Câmara, que se posicionou favorável à movimentação e se comprometeu a buscar apoio através do Consórcio Nordeste, já que trabalhadores da categoria de estados como Ceará e Rio Grande do Norte também estão em greve.

No fim da manhã, após o ato, os trabalhadores seguiram para a sede do Sindpd, onde foi realizada uma Assembleia. Lá, ficaram sabendo da decisão liminar onde a Justiça do Trabalho impediu o Programa de Adequação de Quadros, que tinha o objetivo de realizar demissões voluntárias. Além disso, o Dataprev está impedido de demitir ou realizar dispensa coletiva de funcionários até o fim da negociação coletiva com os sindicatos. 

Para a categoria, a luta continua, mas a decisão já foi uma vitória, como ressalta a presidenta do Sindpd, Sheyla Lima “ Vamos encontrar uma saída definitiva para as demissões, que começaram no dia 21 de janeiro. Os trabalhadores estão em alerta e continuam em estado de greve porque a nossa luta é para não privatizar a empresa e manter os empregos, diante da importância que o Dataprev tem para a sociedade. É fundamental a manutenção da empresa pública pelo papel social que cumpre para o país. Pernambuco é a unidade da Dataprev que faz todo o trabalho computacional de todas as unidades  do país, por isso a luta pela manutenção da empresa e destes postos de trabalho”, explica. 

Agora, a negociação em torno da pauta do sindicato segue, tendo o estado de greve mantido e uma Assembleia Geral Nacional da categoria prevista para o dia 12 de fevereiro, tendo como pauta a Campanha Salarial 2020/2021. 

Edição: Monyse Ravena