Pernambuco

UNIVERSIDADE

Curso pré-vestibular Ciranda popular está com inscrições abertas no Recife

O Brasil de Fato entrevistou um dos coordenadores do cursinho, que acontece no Morro da Conceição

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Mais. As aulas do Ciranda popular acontecem no Morro da Conceição, em Recife e as inscrições estão abertas - Divulgação

André Amilcar é fisioterapeuta, militante do Levante Popular da Juventude e coordenador pedagógico do cursinho pré-vestibular Ciranda Popular, integrante rede de cursinhos Podemos Mais. As aulas do Ciranda popular acontecem no Morro da Conceição, em Recife e as inscrições estão abertas, mais informações pelo telefone (81) 99805 5320 e no perfil @cirandapopular no instagram.

Bdf: André, qual o principal objetivo do Podemos Mais? 
André Amílcar: A rede Podemos Mais é uma rede de cursinhos populares criada pelo Levante em 2017 baseada em experiências anteriores de cursinhos populares, por exemplo, em São Paulo no ano de 2008 foi o primeiro cursinho que surgiu, e baseado nessas experiências a rede surgiu para poder dar um suporte para esses cursos e projetar para âmbito nacional. Hoje temos em torno de 55 turmas espalhadas em 15 estados, 26 cidades, onde 1500 alunos estudantes têm aula nesses cursinhos com o apoio de 700 professores.

BdF: Como surgiu a ideia de trazer a rede de cursinhos populares podemos mais pro Morro da Conceição? Existe alguma outra iniciativa da podemos mais no estado?
André: Aqui em Pernambuco surgiram duas turmas, uma no Morro da Conceição e a outra em Garanhuns. A escolha do Morro da Conceição é que nós queríamos iniciar esse primeiro curso num território na Zona Norte do Recife que tivesse o histórico de luta e onde Levante já tivesse uma organização, um fluidez no território e por isso escolhemos o Morro da Conceição. Em Garanhuns foi por conta da ajuda da Universidade Federal Rural de lá, onde um dos nossos organizadores faz parte da coordenação pedagógica, o Professor Caetano, conseguiu criar um projeto de extensão que dá todo esse suporte ao cursinho.

BdF: Quais são os temas que vocês trabalham no cursinho? São somente sobre as matérias das provas para o Enem?
André: Vai além. Tem todas as matérias que caem no Enem, as tradicionais e também abordamos diversos assuntos que sejam ligados ao lado social, ao lado humano como por exemplo nós temos aula de atualidades, onde abordamos racismo, LGBTfobia. Tivemos aulas também em que chamamos como convidado para ministrar uma aula o presidente do Sindicato dos Petroleiros, onde ele falou sobre a relação do petróleo e a soberania nacional. A gente lida muito com esses temas políticos também, porque o objetivo é a gente formar esses jovens com uma visão crítica para que eles possam entrar na universidade e possam mudar esse meio. A universidade historicamente é um ambiente feito para a elite brasileira onde a elite constrói e estuda lá e os objetivos da maior parte dos trabalhos dentro da universidade não são voltadas nosso povo, para a classe trabalhadora. 

BdF: Como vocês conseguem fazer com que o cursinho Podemos Mais seja inteiramente gratuito para os alunos?
André: Na solidariedade. Nós contamos com a solidariedade das pessoas, das nossas organizações, porque para poder rodar apostilas, os simulados, para realizar os aulões nos domingos… um mês antes do Enem a gente realizou esses aulões aos domingos para poderem revisar o conteúdo e chegarem prontos para a prova, para isso tem toda uma estrutura física de almoço, de lanche e que a gente através de doações e de parcerias conseguimos esse dinheiro. E também através de forma ativa, por exemplo na festa do Morro da Conceição nós vendemos botons e também vendemos água mineral, os alunos, professores e os coordenadores do curso se envolveram e conseguimos angariar dinheiro através da venda desses produtos para poder bancar o cursinho em 2020.

BdF: Como foi a experiência de preparar os moradores do Morro da Conceição para o Enem de 2019?
André: Foi muito gratificante e enriquecedor, e a gente percebeu isso na avaliação que fizemos no final do curso, depois de realizadas as provas do Enem juntamos os alunos e professores no espaço com o propósito de fazer a avaliação geral do curso e lá percebemos o quanto foi importante para a autoestima desses alunos, o quanto foi importante para dar uma base para eles realizarem a prova e a gente se sentiu muito grato mesmo e vimos que  essa experiência foi exitosa e a gente quer dar continuidade por anos e anos.  Uma curiosidade é que o tema da redação do Enem que foi “democratização do acesso ao cinema” casou com as nossas experiências lá no curso, porque lá no Morro da Conceição o Levante junto com o Movimenta Cineclubes, realiza o cineclube lá no Morro da Conceição e umas aulas de atualidades do cursinho foi nesse Cine Clube, o tema da redação coincidiu com a vivência que eles tiveram dentro deste espaço, foi bem legal.

BdF: Como as pessoas podem contribuir para o cursinho no Morro continuar acontecendo? 
André: Hoje o principal canal de comunicação que a gente tem é o Instagram, se vocês puderem seguir é o @CirandaPopular e é possível entrar em contato diretamente com a gente. Se puder colaborar de alguma forma fala com a gente que é muito bem-vindo.