Pernambuco

Comemoração

Ato político celebra 30 anos do MST em Pernambuco

Lideranças sociais, sindicais e de partidos políticos saudaram o trabalho desenvolvido pelo Movimento

Brasil de Fato | Caruaru (PE) |
O ato também encerrou o 29° Encontro Estadual do Movimento. - Vinícius Sobreira


Para o monge, "aquela família já havia encontrado o segredo dentro delas. Algo que nenhuma ditadura pode tirar de nós". "Eu vejo no MST esse segredo, essa força divina que ninguém tira, porque a vitória já está dentro de vocês", concluiu Marcelo Barros.

Paulo Rocha, presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), recordou a ligação histórica entre a entidade que preside e o MST. "Aquela brisa que virou ventania no fim dos anos 1970 e que deu origem ao Partido dos Trabalhadores (PT), à CUT e ao MST. Juntos pedimos trabalho, terra e pão". E lembrou eventos de lutas recentes, como o Acampamento na Praça do Derby e as caravanas pelo estado de Pernambuco. "O MST tem compromisso com a classe trabalhadora, não só com os sem terra. Parabéns pelos 30 anos plantando sonhos", concluiu o presidente da CUT.

A educadora Cícera Maria, militante da Consulta Popular, destacou o compromisso do MST em organizar o povo, além de formar consciência e lutar. "Muito estudo, aprendizado político e técnico. A Consulta aprende isso todos os dias com o MST. Os inimigos tentam nos tirar a esperança, mas não conseguirão porque a realidade, o chão de luta, é o que constroi nosso cotidiano", pontuou Cícera.

O trabalhador petroleiro Luiz Lorenzon, que integra a Federação Única dos Petroleiros (FUP), organização que está numa greve nacional há duas semanas, falou do aprendizado junto aos sem terra. "Estamos há 10 dias com cinco petroleiros ocupando o RH da Petrobras. Fomos a uma reunião negociar e não houve diálogo. Decidimos ocupar. Cortaram luz, água, impediram a entrada de alimentos, mas estamos resistindo. Essa experiência vem do MST", disse Lourenzon. Rosa Amorim, do Levante Popular da Juventude, conta que o movimento "surge a partir de uma leitura do MST de que era preciso disputar as juventudes da periferia urbana, que está sendo arrastada para o tráfico. Só somos o que somos graças ao MST", concluiu.

Nos dias anteriores também estiveram no Assentamento Normandia o governador Paulo Câmara (PSB), o deputado federal Carlos Veras (PT) e o deputado estadual Doriel Barros (PT). Na festa de 30 anos também saudaram o MST os deputados estaduais Teresa Leitão (PT) e João Paulo (PCdoB), o vereador de Caruaru Daniel Finizola (PT), além do ex-vereador de Olinda Marcelo Santa Cruz (PT).

Edição: Monyse Ravena